A partir de 2017 natação paralímpica terá World Series
Talisson Glock nos 100m costas S6. Foto: Alaor Filho/MPIX/CPB

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) anunciou que a partir da próxima temporada será promovida uma World Series de natação, que contará com as maiores e melhores competições da modalidade.

O calendário terá competições em Copenhague, na Dinamarca, em março. Em abril, São Paulo receberá uma etapa, seguida por Sheffield, na Grã-Bretanha, e Indianápolis, nos Estados Unidos. A última parada do evento será em Berlim, na Alemanha, no mês de julho.

A iniciativa do Comitê Paralímpico Internacional é muito interessante, pois padroniza algumas competições em diferentes países e facilita a participação do Brasil nas mesmas – disse o técnico-chefe da natação paralímpica no Brasil, Leonardo Tomasello.

No início do ciclo para Tóquio 2020, a World Series permitirá que os Comitê Paralímpicos Nacionais (NPCs) e Federação Nacionais (NFs) se planejem e desenvolvam seus programas da melhor maneira. Os atletas também poderão obter classificação funcional internacional, todo suporte e orientação serão dados pela organização das competições.

Nos Jogos Rio 2016, a natação paralímpica foi um dos esportes mais falados e com maior público. Desta maneira, estamos confiantes que a criação de uma World Series trará benefícios a todos os interessados no esporte. Além de oferecer a chance aos fãs e à mídia para acompanhar os melhores atletas do mundo, a World Series nos fará evoluir em áreas como a classificação funcional, o gerenciamento de competições, educação e pesquisa em cada uma das etapas de competição – declarou o diretor de esportes de verão do IPC, Ryan Montgomery.

A World Series servirá como um aquecimento para o Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, que acontecerá na Cidade do México, entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro.

Calendário 
Copenhague 2017 World Para Swimming World Series – 11-12 de março
São Paulo 2017 World Para Swimming World Series – 20-22 de abril
Sheffield 2017 World Para Swimming World Series – 27-30 de abril
Indianápolis 2017 World Para Swimming World Series – 9-11 de junho
Berlim 2017 World Para Swimming World Series – 6-9 de julho

Fonte: A partir de 2017 natação paralímpica terá World Series – Noticiário Paralímpico