‘Noites Guaraçaienses – Nascimento De Um Poeta’ está no YouTube (assista aqui). Projeto integra o ‘Cinema e Inclusão’, blog voltado a educadores que usam recursos audiovisuais para promover temáticas e práticas inclusivas.

Luiz Alexandre Souza Ventura

Emílio Figueira é psicólogo, psicanalista, teólogo, atua no jornalismo e na produção científica, escritor, ator, autor de teatro e professor. Imagem: Reprodução
Emílio Figueira é psicólogo, psicanalista, teólogo, atua no jornalismo e na produção científica, escritor, ator, autor de teatro e professor. Imagem: Reprodução

Emílio Figueira nasceu em 1969 e, por causa de uma asfixia durante o parto, tem paralisia cerebral, com sequelas na fala e nos movimentos. É psicólogo, psicanalista, teólogo, atua no jornalismo e na produção científica, escreveu vários livros impressos e digitais, ator e autor de teatro, professor (com cinco graduações e dois doutorados) e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a educação inclusiva.
A história Emílio Figueira é o tema central do documentário autobiográfico ‘Noites Guaraçaienses – Nascimento De Um Poeta’, lançado neste mês e liberado no YouTube (assista abaixo).
No filme, Figueira relembra o lançamento do seu primeiro livro de poesias e reencontra-se com personagens, que reconstituem as memórias da infância e o inicio da adolescência do jovem poeta e a sua obra, com destaque para os resultados positivos de sua inclusão escolar, social e profissional.  

                    
FICHA TÉCNICA
Roteiro, Produção, Direção e Montagem
Emílio Figueira
Narração
Ana Luiza Figueira Ochiai
Câmera e Auxílio de Produção
Alan Rogério Morelli, Helton Luiz Tavoni, Silvio Moreira
Assistente Técnico
Silvio Moreira
Pós-Produção
Alan Rogério Morelli
Consultoria
Ana Maria Da Silva Pina, Joaquim de Oliveira Teles e Ivan Da Silva Beteto
Produção Executiva
Figueira Digital (2016)

Acesse: http://cinemaeinclusao.com.br/. Imagem: Reprodução
Acesse: http://cinemaeinclusao.com.br/. Imagem: Reprodução
O documentário foi lançado junto com o blog ‘Cinema e Inclusão’, voltado a educadores que usam recursos audiovisuais para promover temáticas e práticas inclusivas, além de ter a meta de se tornar um centro de documentação, pesquisas e inspirações para diretores, roteiristas, produtores, atores no processo de novas inclusões de pessoas com deficiência em filmes, documentários e programas de televisão.