autismo

A mãe de Tate que é autista tem um blogue. Nesse blogue tem um seguidor que é professora e ela pediu-lhe para fazer uma lista sobre as “Dez coisas que eu gostaria de dizer aos professores sobre o autismo”.Esta é a lista que ela elaborou:


1. O autismo é um espectro enorme.Se você ensinou outras crianças com autismo, você pode ter uma boa ideia geral do que se parece com o autismo, mas meu filho ainda vai ser diferente dos outros.Se você tiver dúvidas sobre o meu filho ou como o autismo o afeta, pergunte-me. Nada vai me impressionar mais sobre você do que sua vontade de aprender sobre o meu filho e suas necessidades. 
2. Uma rotina de transição e avisos são úteis para uma criança com autismo.Apesar de sabermos que a flexibilidade é uma habilidade importante da vida e que nós precisamos trabalhar, meu filho não lida com surpresas ou grandes mudanças em sua rotina também. Coisas como um professor substituto ou uma viagem de campo  vão causar ansiedade para o meu filho. Um aviso e instruções claras vai ajudar. Um esquema visual seria uma ferramenta útil para o meu filho. Um aviso de cinco minutos, um aviso de dois minutos, e tolerância são necessários.
3. Uma criança com autismo precisa de tempo extra para processar linguagem.Use uma linguagem simples e frases curtas. Dê mais do que instruções de duas etapas. Dê ao meu filho, pelo menos, três segundos completos depois de fazer uma frase ou uma pergunta para responder. Se você optar por repetir, não reformular, porque então ele vai ter que começar a processar mais uma vez.Tentando apressar meu filho só vai atrasá-lo ainda mais. 4. linguagem receptiva e linguagem expressiva são duas coisas diferentes.Meu filho pode entender muito mais do que você acha que ele faz. Ele pode não ser capaz de colocar em palavras todas as coisas que ele quer dizer. Por outro lado, ele pode ser capaz de citar frases ou passagens longo sofisticados sem entender qualquer do significado das palavras. É difícil saber exatamente o que o meu filho realmente sabe e o que ele ainda precisa aprender algumas vezes.
 
“Eu  aprendi a não tentar ensinar Tate sobre linguagem figurada, a menos que não haja distrações.”

5. As crianças com autismo são literais.A linguagem figurativa e idéias abstratas são um mistério para uma criança com autismo. Então, quando você diz coisas como: “Pegue o ritmo” a seus outros alunos sei que você quer que eles andem mais rápido, meu filho vai estar à procura de algo chamado “ritmo” de que ele deveria ser levantar do chão. Essas coisas acontecem durante todo o dia. 6. Uma criança com autismo pode ficar preso em um assunto.Meu filho fica obcecado com coisas que não são importantes para você ou para mim. Ele pode querer falar sobre personagens do filme da Disney por um longo período de tempo e haverá pouco que pode fazer para distraí-lo. Ele fica preso em um loop contínuo. Ocasionalmente, estes temas de interesse podem ser incorporados na sua aprendizagem, mas principalmente eles distraiem-no das aprendizagem. 

7. A criança com autismo pode precisar de ajuda com interações sociais.Meu filho vai provavelmente parecer desinteressado em seus pares e ele pode realmente ser desinteressado, mas ele nunca vai aprender habilidades sociais, a menos que continuar tentando. Você tem-no num um cenário perfeito para o ensino de habilidades sociais. É um ambiente que não posso recriar em casa. Seria muito útil que você usasse todas as oportunidades disponíveis lá para ensinar e ensinar novamente habilidades sociais. 

8. Questões sensoriais são uma distração para muitas crianças com autismo.Sons que são quase imperceptíveis para você podem distrair o meu filho e afastá-lo de aprendizagem. Texturas podem fazer o meu filho  recuar.  Cheiros podem levá-lo a vomitar. Por favor, seja atencioso com isso. Mais de estimulação, por vezes, pode dominá-lo e causar um colapso. A crise parece semelhante a um acesso de raiva, mas não é o mesmo em todos. 

9. As crianças com autismo usam comportamentos estereotipados ou comportamentos repetitivos quando estão animados, entediados, ou estressados.Meu filho vai precisar de redirecionamento ao longo do dia. Os comportamentos iram evá-lo a parecer estranho a seus pares. Por favor, considere dar a classe uma definição adequada de autismo para ajudar seus pares entender. 

10. Reforço Positivo será útil, mas as punições não.Castigos ou ameaças de punição irá provavelmente resultar em ansiedade e impedir o progresso. Ele vai trabalhar em direção a uma recompensa, mas desligará se  temer uma punição. 

11. As pessoas com autismo dizem a verdade como a vêem.Meu filho pode deixá-lo saber que você precisa perder peso, você precisa fazer a barba, ou o seu hálito cheira mal. Não tome isso pessoalmente. Um bom sentido de humor é uma obrigação quando se trabalha com crianças com autismo. 

12. Crianças com autismo não são assustadores ou antipático. Eles são apenas diferentes.Às vezes diferente é intimidante, mas educar-se sobre o autismo e sobre o meu filho vai ajudar. Estou pronta a ajudar com isso! Eu vou de bom grado responder a quaisquer perguntas que você tem.

Fonte: autismo na escola: 12 coisas que um professor deve saber em relação a um aluno autista