VAMOS COMPARTILHAR, PRECISAMOS DE 2000 ASSINATURAS

ASSINE A PETIÇÃO

Movimento SuperAção quer que o SUS forneça cateter hidrofílico

campanha movimento superação qualidade de vida

 Material evita infecção urinária nos lesados medulares

movimento-superacao Movimento SuperAção lançou a campanha Qualidade de Vida com petição online solicitando ao SUS (Sistema Único de Saúde) o fornecimento de cateteres hidrofílicos, que já vem com lubrificação. A ideia é passar de duas mil assinaturas e pressionar o governo a distribuir o material.

A maioria das pessoas com lesão medular não têm o controle urinário normal. Elas precisam esvaziar a bexiga de 4 a 6 vezes ao dia, por meio de cateterismo intermitente. O procedimento consiste na passagem de um cateter através da uretra, para drenagem da urina.

O material fornecido pelo SUS é de PVC e sem lubrificação, necessitando de preparo. Além do cateter, é preciso usar lubrificante.  “O procedimento demora mais, é menos higiênico e pode causar infecção urinária e até a paralisação dos rins. Com o cateter hidrofílico o risco de infecção é bem menor”, garante Robson Risso, tetraplégico usuário desta técnica de esvaziamento de bexiga.

speedicath-3

LEIA MAIS…

COMO FAZER O AUTO-CATETERISMO COM O SPEEDICATH® DA COLOPLAST

Segundo Billy Saga, do Movimento, “precisamos criar e nos engajar em mecanismos que estreitem a distância entre nossos direitos e a nossa realidade com o objetivo de garantir melhor qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência”.

A campanha #QualidadeDeVida também terá mensagens e vídeos no site e no Facebook do Movimento SuperAção e discussões sobre o cuidado da bexiga e cateteres hidrofílicos.

Link para acessos e assinatura:

ASSINE A PETIÇÃO

https://secure.avaaz.org/po/petition/Sistema_Unico_de_Saude_Fornecam_cateteres_hidrofilicos_para_lesados_medulares/?cniHilb

Movimento SuperAção

billy-saga

Foto: Billy Saga – presidente da Ong

É uma ONG criada em 2003 por jovens com e sem deficiência preocupados com uma sociedade que ainda não reconhece a cidadania das pessoas com deficiência.

Para transformar esta realidade, garantindo justiça social a todos indistintamente, o Movimento SuperAção desenvolveu uma estratégia de ação e mobilização social baseada na militância, estimulando o trabalho em rede com organizações ligadas à defesa das pessoas com deficiência.

A ONG promove passeatas (já mobilizou mais de 100 mil pessoas em seus eventos) e vários eventos socioculturais. O movimento atua nas cidades de SP, RJ, Natal, Porto Alegre e em mais três municípios argentinos.

Segundo estatísticas do Censo IBGE/2010, o Brasil tem aproximadamente 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja, 24% da população.

Assine:

ASSINE A PETIÇÃO

https://secure.avaaz.org/po/petition/Sistema_Unico_de_Saude_Fornecam_cateteres_hidrofilicos_para_lesados_medulares/?cniHilb

SOBRE O SPEEDICATH:

 

LEIA TAMBÉM:

WORKSHOP, SAÚDE UROLÓGICA E MINHA VIAGEM À SÃO PAULO

 

ASSINE A PETIÇÃO