Imagine uma pessoa que sofreu um acidente e perdeu o movimento dos braços e mãos. Como ela dirigiria uma cadeira de rodas?
 
Motorizadas ou não, cadeiras de rodas são geralmente movimentadas com as mãos, seja por propulsão manual ou utilização de um joystick. No entanto, pes-soas amputadas ou com perda de coordenação das mãos necessitam de interfaces naturais e confortáveis para dirigir uma cadeira de rodas.
 Para essa demanda, a startup brasileira HOOBOX Robotics desenvolveu o Wheelie, o primeiro programa de computador capaz de traduzir expressões faciais em comandos para a cadeira, sem que o usuário precise colocar um sensor em seu corpo e com um alto grau de eficiência que possa ser utilizado no dia-a-dia.

O grupo de pesquisa investigou uma vasta quantidade de mecanismos para esse propósito, e resultou nesse incrível software inteligente capaz de perceber e traduzir essas expressões em comandos. Dentre as expressões que o Wheelie é capaz de identificar, o usuário pode escolher aquelas que preferir. Indivíduos possuem diferentes gostos e habilidades. Pessoas que sofreram, por exemplo um AVC, podem preferir certas expressões em relação a outras por conforto ou naturalidade.

A startup recebeu a sua primeira rodada de inves-timentos no começo de 2016, pretendendo entregar um protótipo até o final do mesmo ano. Espera-se que o produto esteja no mercado na primeira metade de 2019.