braille_smartwatch001-780x436

Como é bom internet, não é? Aliás, como é boa a tecnologia…graças a ela temos um mundo de informações e recursos ao nosso dispor. Mas esses avanços chegam a todos? Sabemos que não! Pensando nisto, uma startup da Coréia do Sul desenvolveu um relógio que pode trazer os avanços da tecnologia para as 285 milhões de pessoas com deficiência visual no mundo.

Um smartwatch, chamado Dot, promete com quatro séries de seis pontos (que representam os caracteres Braille) trazer informação aos internautas com deficiência visual. Os pontos na “tela” do relógio sobem e descem rapidamente para fornecer o mesmo tipo de informação que um vidente pode ter usando seu Apple Watch (lembrando que não é um Apple Watch, ok?).

Usando comandos de voz, o Dot pode fornecer informações de texto a partir de aplicativos como o iMessage. Os pontos podem se deslocar rapidamente (100 vezes por segundo), mas não se assuste, o fluxo de informações pode ser regulado. =)

Segundo o CEO do Dot,  Eric Kim Ju Yoon, 90% das pessoas que ficam após o nascimento perdem o acesso à escrita e Dot pode o diferencial para que eles possam aprender Braille enquanto têm acesso à informação diária através de seus dedos.

O relógio vai custar  menos de 300 dólares e estará à venda em dezembro deste ano com uma produção limitada de 10.000, de acordo com o fabricante. A empresa está desenvolvendo simultaneamente programas e hardware para aumentar o uso Braille entre os deficientes visuais.

A torcida é que esses produtos possam chegar ao mercado com preços mais acessíveis, pois sabemos os altos custos que envolvem os equipamentos para escrita em Braille.

Via: cultofmac e  Reab.me