O barco foi desenvolvido especialmente para o desafio de barcos movidos a energia solar.

Um grupo de estudantes do curso de engenharia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) desenvolveu um barco elétrico especial para um cadeirante. Abastecido por painéis solares, o veículo possui uma plataforma com uma cadeira de rodas. Os controles ficam ao alcance da mão do condutor.

A embarcação foi projetada para o Desafio Solar Brasil 2015, um rali de barcos movidos a energia solar, que ocorre em Búzios (RJ), e será usada pela equipe Cajaíbas. Os circuitos chegam até 12 quilômetros.

O desafio ocorre anualmente. | Foto: Divulgação

Quem pilota o barco adaptado é o estudante de engenharia elétrica, André Luiz Sousa, que fez sua estreia na competição, com o auxílio técnico do copiloto e atleta paralímpico de Velas, Nuno Santa Rosa.

“Estou muito feliz e satisfeito de poder participar desse projeto. Para mim, é uma honra muito grande. Tenho certeza que vamos fazer bonito na competição”, festejou Sousa antes do teste no mar.

O Desafio Solar Brasil é uma iniciativa da UFRJ e que integra o projeto Cidade Inteligente Búzios, da Ampla. Ao todo, 21 equipes de quatro estados brasileiros participam do evento, que tem apoio da Prefeitura de Búzios.

O Desafio Solar Brasil é uma iniciativa da UFRJ. | Foto: Divulgação

Fonte:  CicloVivo