Há quatro meses, começaram em São Bernardo do Campo (SP) aulas de patinação gratuitas para cegos. Criado pelo patinador Emerson Pancelli, o Projeto Hero tem a dupla proposta de melhorar a qualidade de vida das pessoas e criar a categoria de patinação de velocidade como esporte paralímpico.

O instrutor e fundador do Projeto Hero, Emerson Pancelli, sem capacete, orienta aluno em treino de patinação; crédito: Divulgação

O instrutor desenvolveu uma metodologia própria para ensinar pessoas com deficiência visual a deslizar sobre as rodinhas: patina de olhos vendados. No início, os alunos são auxiliados pelos guias com as mãos, recebendo comandos sonoros e, quando começam a ganhar mais confiança, passam a patinar sozinhos, sem ajuda tátil do guia, recebendo apenas a ajuda sonora.

“Estudo a melhoria do equilíbrio dentro e fora da patinação para as pessoas com deficiência visual. Também participo de simpósios da área de oftalmologia e educação física. Todos os guias, que são voluntários, também passam pelo ‘batismo’ e andam vendados de patins para se colocarem no lugar das pessoas com deficiência e aumentar o vínculo com os alunos/atletas”, afirma.

Guia (esq.) orienta aluna com deficiência visual em circuito de patinação; crédito: Divulgação

 

O Hero pretende incluir em suas aulas pessoas com todos os tipos de deficiência, mas por ora, estão adaptados para atender apenas cegos e pessoas com baixa visão. Atualmente, 12 pessoas com deficiência visual frequentam o curso e que estão em níveis diferenciados: há os que só andam, os que correm e um que já salta pequenos obstáculos recebendo apenas auxílio sonoro do guia.

Há duas categorias, a patinação de passeio e a patinação de competição. Segundo Emerson, a principal dificuldade dos alunos é a compra dos patins e de acessórios de segurança, devido aos valores. A maior facilidade é o equilíbrio, para os que já tenham feito curso de mobilidade com bengala-guia ou cão guia.

Além dos guias, o Hero conta com uma formanda em fisioterapia e, para atender possíveis acidentes, uma ambulância do Samu acompanha as aulas.

No dia 7, a partir das 14h, os alunos do projeto farão sua primeira apresentação, na Festa da Interação, na marquise do Ibirapuera, em São Paulo. O evento é aberto ao público e é uma oportunidade de acompanhar o resultado das aulas e, também, de conhecer melhor a proposta. Em dezembro, participarão do primeiro campeonato de patinação de velocidade do país.

Fonte: F123