Os idosos necessitam de cuidados especiais, inclusive no que diz respeito à decoração da casa. Em alguns casos é necessário fazer adaptações para deixar o ambiente mais funcional, ou seja, com todos os espaços montados de acordo com as limitações dos mais velhos. Diante dessa finalidade, a proposta de decoração tem sido inovada em muitos contextos.

O projeto de uma casa para idosos reconhece as necessidades de conforto e facilidades nas tarefas do dia-a-dia. Os ambientes adaptados conservam estruturas reduzem as dificuldades de circulação de uma área para outra e reduz as chances de possíveis acidentes. Móveis, revestimento e objetos decorativos são pensados de acordo com o perfil da terceira idade.

Muitos asilos e casas de repouso já adotam uma decoração sob medida para transformar os espaços dos idosos. As idéias são bem inovadoras, mas podem aumentar os gastos com a obra. Nos projetos é possível notar a valorização dos moradores da terceira idade, principalmente aqueles que estão doentes ou possuem dificuldades para realizar atividades básicas.

Sugestões para adaptar a casa para idosos

– Revestimento do chão: os idosos costumam sofrer quedas quando a residência não possui as devidas adaptações. Isso pode agravar um quadro de doença ou até mesmo danificar alguma parte do corpo, já que os ossos se encontram mais frágeis nessa faixa etária. A melhor forma de prevenir acidentes é instalando pisos antiderrapantes e construir dessa forma superfícies mais firmes para o deslocamento dos idosos. Dependendo da forma como são usadas, as peças conseguem aliar beleza e segurança.

– Cuidados com o banheiro: o ambiente sanitário costuma ser o principal cenário para acidentes com idosos, isso porque o chão é escorregadio e nem sempre há uma estrutura adaptada. Procure instalar barras no banheiro para facilitar o acesso do idoso e acrescente um vaso sanitário mais alto. Retire do cômodo os objetos perigosos, como é o caso de itens de vidro. Quando o morador idoso possui Alzheimer, não é recomendado usar muitos espelhos na decoração porque isso pode causar alterações comportamentais. O banheiro deve estar situado no primeiro andar da casa.

– Acesso aos cômodos da casa: se possível, é recomendado evitar escadas longas ou cheias de curvas. Caso seja necessário instalá-las para ligar dois pavimentos, procure adotar corrimãos. Todos os ambientes devem ser espaçosos para que o idoso se sinta a vontade e não coloque a segurança em risco. Para facilitar o acesso do idoso a determinadas áreas da casa, é recomendado instalar suportes que permitam o descanso e contribuam com a prevenção de acidentes.

– Mobiliário de uma casa para idosos: para evitar quedas ou outros perigos envolvendo os ambientes residenciais, é necessário adotar móveis sem quina e fixos no chão. A medida ajuda a evitar ferimentos caso o idoso resolva buscar equilíbrio no item mobiliário. Tudo deve ser planejado em prol da acessibilidade e movimentação do idoso dentro do espaço.

– Adaptações indicadas: se possível substitua alguns degraus distribuídos na casa por rampas, tornando o lar mais seguro. Construa janelas amplas e adote cortinas claras, assim fica mais fácil obter a entrada de luz natural durante o dia e facilita as atividades do idoso que necessitam da claridade. Armazene os objetos de uso em lugares sob medida, ou seja, nem muito alto e nem muito baixo.

Na hora de decorar uma casa para idosos, é melhor evitar os apetrechos desnecessários que representam obstáculos, como vasos e esculturas. Evite qualquer acessório que possa resultar em quedas, como é o caso dos tapetes. Crie facilidade para o idoso abrir as portas adotando maçaneta de alavanca ao invés de redondas. É recomendado ainda deixar os corredores iluminados e se preocupar com o contraste da porta com a parede para que a pessoa possa enxergar com mais nitidez.

Aproveite as dicas de decoração e faça as mudanças necessárias para tornar a casa do idoso mais segura.

Fonte: www.mundodastribos.com