VII CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SÍNDROME DE DOWN Com o objetivo de cumprir o que dispõe a CONVENÇÃO DA ONU SOBRE OS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, incorporada à legislação brasileira em 2008, com equivalência de emenda constitucional, será realizado, em Curitiba (Paraná), no mês de outubro de 2015, o VII Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down.

O Congresso contemplará grande diversidade de temas para debates, reunindo os múltiplos aspectos que instrumentalizam as pessoas com Síndrome de Down, seus familiares e profissionais a exercitarem a prática inclusiva como forma de conquistar a desejada cidadania para esse grupo de indivíduos, em respeito aos princípios constitucionais da igualdade, solidariedade, dignidade e cidadania, visando à busca de um presente e de um futuro melhor.

Paralelamente a este evento, acontecerá também o II ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE SÍNDROME DE DOWN – onde a troca de conhecimentos e desenvolvimento de pesquisas a respeito da Síndrome de Down será o foco principal –, o I ENCONTRO DE FAMÍLIAS – oportunidade para a família compartilhar suas alegrias, preocupações, estratégias e experiências – e o IV ENCONTRO DE IRMÃOS SOBRE SÍNDROME DE DOWN, com diversas oficinas culturais, promovendo a importância do diálogo e a troca de experiência entre os irmãos.

A realização deste evento possibilita o surgimento de novos campos de pesquisa e desenvolvimento na área, o que repercute na atualização de novas técnicas de terapias disponíveis, na busca de melhores alternativas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes e, consequentemente, em uma melhor qualidade de vida.Curitiba, a capital do Paraná, é uma cidade, moderna e cheia de oportunidades. Uma metrópole com 1,8 milhão de habitantes que é a sétima cidade mais populosa do Brasil.Está localizada no Sul do País e foi fundada em 1693.

Desde então recebeu várias levas de imigrantes de várias nacionalidades – o que se reflete hoje em sua arquitetura, culinária, nas artes e em outros aspectos culturais.É a cidade polo do conjunto de 29 municípios que formam a Região Metropolitana de Curitiba. Com uma área de 16.627 quilômetros quadrados, essa região abriga uma população de aproximadamente 3,2 milhões de habitantes e está situada na porção leste do Estado, limitando-se ao norte com o Estado de São Paulo, ao sul com o Estado de Santa Catarina.

A renda per capita anual em Curitiba fica em torno de 7.825 dólares. A cidade tem Produto Interno Bruto (PIB) equivalente a 2,37 bilhões de dólares.Desde sua fundação, em 1693, Curitiba viveu muitos ciclos econômicos. Sua economia já foi sustentada, em diferentes períodos, pela mineração, pelo tropeirismo (movimento das tropas que se deslocavam pelo Caminho do Viamão, levando gado do Rio Grande do Sul até Sorocaba, em São Paulo), pela erva-mate, madeira e café.Hoje, a maior parcela das riquezas produzidas na cidade vem do setor de serviços.

Mas Curitiba abriga também um pólo industrial forte, formado por empresas de vários portes e segmentos. Também investe fortemente em tecnologia, pesquisa e inovação.Porém a maior riqueza da cidade é sua população – cidadãos originários de inúmeras etnias e de todo canto deste vasto Brasil, que formam uma unidade feita das diferenças.

Atualmente é reconhecida como um importante centro cultural, político e econômico, apresentando infraestrutura de espaços e equipamentos, como aeroporto internacional, centros de convenções, shopping centers, gastronomia diversa, rede hoteleira de qualidade, variedade de comércio, espaços de lazer, rede de parques e bosques, museus e teatros.

Estas características dão base a um cenário propício para a prática do turismo como uma importante ferramenta de desenvolvimento socioeconômico, pois gera empregos diretos e indiretos, além de permitir elevar a renda local.

 

Fonte:  VII CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SÍNDROME DE DOWN