Inscrições ficam abertas até 30 de outubro, em Ponta Grossa.
Miss Simpatia deve ser escolhida pelas próprias concorrentes.

München Fest tem programação para pessoas idosas e com deficiência (Foto: Divulgação/Prefeitura de Ponta Grossa)

O I Concurso de Rainha München Fest Especial, festa alemã tradicional de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, recebe inscrições até 30 de outubro.

Para se inscrever, é necessário ir ao Departamento da Pessoa com Deficiência. Ao todo, são eleitas três rainhas e uma Miss Simpatia.

As candidatas, que devem ter entre 18 e 30 anos, podem se inscrever em três modalidades de deficiência: ausência de membros, dificuldade de locomoção e deficiências auditiva ou visual; cadeirantes; e mulheres com autismo, Síndrome de Down, deficiência intelectual leve e moderada.

Cada candidata pode representar uma entidade sem fins econômicos, uma empresa privada ou ainda uma pessoa física. Para fazer a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos originais e suas cópias: certidão de nascimento, documento de identidade e CPF.

É preciso, ainda, uma declaração da entidade, empresa ou pessoa física que patrocine a candidata. Por fim, é obrigatório entregar uma foto em alta resolução, gravada em CD. A imagem deve valorizar o rosto; não é necessário usar figurino ou adereços típicos da cultura alemã. As inscrições são gratuitas.

Eleição
No dia 4 de novembro, ocorre uma reunião com as inscritas para o lançamento oficial das concorrentes. A eleição está prevista para 6 de novembro, às 18h, no Departamento da Pessoa com Deficiência. O concurso é realizado em duas etapas: a primeira, classificatória, escolhe 10 inscritas por meio dos quesitos beleza e desenvoltura.

Na segunda fase, os jurados avaliam a elegância e os conhecimentos sobre as conquistas dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Já a Miss Simpatia é escolhida pelas próprias concorrentes. As vencedoras ganham um traje típico alemão e duas diárias em uma pousada no litoral.

Em 2014, a cadeirante Rafaela Soares foi a Rainha de Honra da 25º München Fest. Ela ocupou o cargo como forma de um projeto piloto para a realização do primeiro concurso para rainhas especiais. Segundo a prefeitura, a experiência dela foi o que norteou a elaboração de uma competição focada na inclusão.

A 26ª München Fest começa no dia 27 de novembro e segue até 6 de dezembro. Além daprogramação de shows, o evento conta com concurso da Rainha e desfile de blocos. Os valores dos shows e do chope ainda não foram divulgados.

Serviço
O Departamento da Pessoa com Deficiência fica na Rua Silva Jardim, 7. O local funciona das 13h30 às 18h.

 

Fonte: G1