Genteeee, essa semana participei como facilitadora e fui eleita delegada da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência organizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social.

CLAUDINHA- CASADAPTADA

 O evento aconteceu nos dias 09 e 10 de setembro, no auditório do Centro Pastoral Dom Wagner com o tema  “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”.

CMDPCD - CAICÓ- CASADAPTADA

Além da presença da Senhora Edna Santiago, representando o Prefeito Municipal Roberto Germano, o evento contou com a presença do Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, José Cardoso, da Presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Márcia Guedes, representantes das Pessoas com Deficiência, Deilton Brito bem como a participação da sociedade civil e de defensores da causa.

Conforme Márcia Guedes, “Essa conferência é uma oportunidade para debatermos a democracia participativa, sobretudo nas questões das pessoas com deficiência. São vários pontos que precisamos discutir, principalmente no que diz respeito aos direitos dos deficientes[1].”

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - RN - CASADAPTADA

Já a Dra. Adna Lígia Dias de Sousa Martins – Advogada e atualmente Coordenadora da Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, Vice- presidente do CEDPI e Conselheira do COEDE; destacou que a Conferência é a chance de se debater e projetar propostas para que as pessoas com deficiência tenham os seus direitos assegurados.

pessoas com deficiencia - Caicó - RN- CASADAPTADA

Dra. Adna Lígia Dias de Sousa Martins explicou que a Conferência Municipal antecede a Conferência Estadual, que por sua vez, antecede a Nacional. E por fim, ela falou sobre o tema “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos” e ressaltou que o mesmo seria discutido por meio de grupos de trabalho, divididos em 3 eixos.

No dia 10/09, houve a Leitura e Aprovação do Regimento Interno da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e seguido da formação de grupos para que pudessem discutir os 3 Eixos da Conferência:

Eixo 1: Identidade de gênero e raça, Diversidade sexual e geracional;

Facilitadora: Cláudia Medeiros de Araújo

Relatora: Maria Aldenoura Mafra de Araújo

Eixo 2: Órgãos gestores e de instâncias de participação social;

Facilitadora: Yamara Mayra Gomes de Medeiros

Relatora: Maria Raphaela Cristiny de Oliveira

Eixo 3: Interação entre os poderes federados. 

Facilitadora: Ângela Paiva

Relatora: Ana Santana Soares

regimento- pessoas com deficiencia

Após as propostas elencadas nos grupos, estas foram apresentadas em Plenária, as quais foram votadas pelos delegados credenciados. E por fim, realizou-se a escolha dos delegados que representarão a cidade de Caicó, na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

plenaria - pcd - caicó - CASADAPTADA

Enfim, só me resta agradecer a todos a confiança depositada em mim, desde o momento do convite até o momento da eleição e especialmente a Maria Aldenoura Mafra de Araújo e Edna Santiago, com as quais dividi opiniões, dúvidas e aflições.

caicó- pcd - CASADAPTADA

Também não posso deixar de citar os participantes do grupo 1. Vocês sem saberem contribuíram muito para meu desenvolvimento pessoal e profissional. E também agradeço a todos os que compartilham comigo o sonho de um mundo melhor.

Fonte:  http://www.eliezerdantas.com/2015/09/semthas-realiza-conferencia-da-pessoa.html