VIA VOZ

Inédito no Brasil, foi lançado recentemente em Tubarão o aplicativo ViaVoz. A ferramenta é capaz de guiar pessoas com deficiência visual em ambientes públicos. Por meio do sistema, qualquer pessoa pode seguir as instruções de voz e chegar até o local desejado dentro de um determinado ambiente sem auxílio humano.

O aplicativo é o único no país, segundo o diretor do projeto, Rodrigo Caporal. A proposta surgiu da necessidade de se colocar em prática um termo que ganha cada vez mais espaço: a acessibilidade. “Precisamos dar aos portadores de necessidades especiais um futuro onde eles tenham mais autonomia e possam exercer sua cidadania sem obstáculos”, diz Caporal.

bg2_1920x1080

Usado em smartphone ou tablet, o usuário interage com um menu de rolagem, ouvindo as opções, e seleciona o destino, como por exemplo banheiros, administração, elevadores, entre outros. A partir daí, o aplicativo passa a dar instruções sobre como chegar ao local.

A biblioteca da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma, foi o primeiro local a ser mapeado e já está disponível no sistema. “Isso nos deixa muito felizes e realizados. A partir de agora precisamos disseminar a ideia para fazer com que mais locais façam parte do programa garantindo assim maior acessibilidade nas cidades”, objetiva Caporal.

Para mais informações sobre o aplicativo, basta acessar o site http://www.guiaviavoz.com.br.

Fonte: http://www.notisul.com.br/n/ultimas/aplicativo_auxilia_pessoas_com_deficiencia_visual-54252

Portal Nacional de Tecnologia Assistiva

Portal Nacional de Tecnologia Assistiva