Construída em uma antiga área degradada de Toronto, a Vila dos Atletas vem sendo tratada como um dos principais legados dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos 2015. Localizada próximo ao centro da cidade, a estrutura abrigará 3.200 pessoas durante os próximos dias. Por conta do Parapan – que começou sexta-feira passada, com a cerimônia de abertura às 21h (de Brasília) – a Vila dos Atletas passou por uma repaginação, incluindo melhorias na acessibilidade e a instalação de oficinas de próteses e cadeiras de rodas. Após os Jogos, o conjunto de cinco prédios e 1.285 apartamentos se transformará em bairro residencial, com boa parte dos imóveis sendo negociados a preços populares.

Vila dos atletas Pan-americano Toronto (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIR)Oficina de cadeira de rodas e próteses é um dos atrativos da Vila dos atletas  (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIR)

– A Vila dos Atletas, em breve, será um novo bairro de Toronto. Esse será um dos maiores legados dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos à cidade. Revitalizamos uma área degradada, antes utilizada como depósito de lixo. Colocaremos à venda 710 unidades, outras serão alugadas e outras negociadas a preços populares. Temos até o fim de setembro para desocuparmos todos os imóveis – afirmou o diretor da Vila dos Atletas, Steven Cafferkey.

Erguida ao custo de U$ 709 milhões, pagos pelo governo da província de Ontario, a Vila recebeu, na última semana, 837 camas adaptadas para deficientes físicos. Diferentemente da cama convencional, o móvel está a apenas 50 cm do solo, o que facilita a entrada de pessoas com limitações motoras.

vila dos atletas parapan toronto (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIR)Local será transformado em bairro residencial após os Jogos (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIR)

Para facilitar a identificação dos blocos pelos atletas deficientes visuais, a direção da Vila instalou placas em braille ao longo das ruas do conjunto de prédios. A sala de jogos e diversão também ganhou adaptações, como mesas de sinuca e totó mais baixas e espaço para cadeirantes ao redor dos brinquedos. A mudança mais significativa em relação aos Jogos Pan-americanos, porém, está na implantação de oficinas de cadeira de rodas e próteses, uma demanda antiga em competições paralímpicas.

– A oficina é uma das partes mais importantes da Vila dos Atletas nestes Jogos Parapan-americanos. Através dela, as delegações encontram tudo o que precisam para o melhor desempenho e bem estar dos seus atletas – comentou Steven Cafferkey.

Vila dos atletas Pan-americano Toronto (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIR)Camas rebaixadas ajudam atletas com deficiência física (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIR)

Fora a estrutura acessível da Vila, os atletas ainda podem usufruir de um grande refeitório de 6,5 mil metros quadrados, funcionando 24 horas por dia. Nele, são servidas uma média de 12,5 mil refeições diárias – no Pan eram cerca de 25 mil por dia – para atletas, treinadores e integrantes das comissões técnicas de todas as delegações.

Vila dos atletas Pan-americano Toronto (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIR)Refeitório serve uma média de 12,5 mil refeições durante o Parapan (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIR)

Nesta quinta-feira, a Vila receberá a cerimônia de saudação a todas as delegações. O Brasil será homenageado às 20h (de Brasília). Nesta quarta, o Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou que a velocista Terezinha Guilhermina será a porta-bandeira da delegação na cerimônia de abertura do Parapan, na sexta, no estádio de atletismo de Toronto.

Fonte: Oficina de cadeira de rodas e camas adaptadas: conheça a Vila dos Atletas