MODA INCLUSIVA banner-home7

Print

Termina hoje as inscrições para a 7ª edição do Concurso Moda Inclusiva®. Podem participar estudantes de cursos técnicos, universitários, alunos de cursos livres e profissionais da área não só do Brasil, mas de todo o mundo.

Com objetivo de produzir looks para pessoas com deficiência, o concurso é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e receberá inscrições até o dia 31 de Julho (até 23h59).

      As inscrições deverão ser feitas aqui no site onde também podem ser encontradas mais informações a respeito do evento.

O Concurso Moda Inclusiva® continua a convidar participantes internacionais a fim de compartilhar soluções inovadoras que podem contribuir no bem estar e na qualidade de vida das pessoas com deficiência, além de trazer novos conceitos à moda.

      Os 20 melhores trabalhos inscritos serão apoiados com tecido da Vicunha Têxtil para a confecção das roupas e participarão do desfile final em um grande evento em Novembro, na capital paulista. As três melhores colocações serão premiadas.

      O Brasil tem, hoje, cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse contingente ultrapassa 9 milhões. Há um grande mercado de produtos e serviços para atender as demandas específicas desse segmento.

concurso moda inclusiva

Para mais informações consulte também nosso regulamento  clicando aqui!

Ou entre em contato pelo email: minclusiva@sedpcd.sp.gov.br

O PROJETO

Participe

Projeto Moda Inclusiva

Quando se fala em garantir os direitos das pessoas com deficiência, deve-se sempre pensar da maneira mais abrangente possível. Atender às suas necessidades não se restringe, apenas, a construir uma rampa para o acesso de cadeirantes, ou a garantir uma prótese para quem precisa. Essas medidas, fundamentais, não devem ocorrer de forma isolada.

A inclusão total depende de um conjunto de ações que permita às pessoas com deficiência se sentirem, de fato, integradas à sociedade. Isso significa, sim, que haja rampas, que órteses e próteses sejam oferecidas. Mas significa, também, dar a possibilidade para que as pessoas façam suas opções. Possam escolher, por exemplo, para onde ir e quando ir. E, claro, escolher como as pessoas sem deficiência as vestimentas adequadas para cada ocasião.

Uma das maneiras de se alicerçar este processo isto é, permitir a acessibilidade a trajes adequados foi por meio da idealização dos concursos. Este processo melhor explicado a seguir introduz o conceito do imaginário e da criação. É por isso que a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem organizado o Concurso de Moda Inclusiva que agora conta com a edição internacional.

O Concurso Moda Inclusiva faz com que jovens estilistas lancem um novo olhar e soluções que facilitem o cotidiano da pessoa com deficiência. E permite que elas sejam as protagonistas da passarela e ganhem as ruas com elegância e estilo. Vestidas para viver.

A par de trabalhar a autoestima das pessoas com deficiência é de grande importância a autonomia que as pessoas adquirem quando encontram roupas onde conseguem se vestir sozinhas, com soluções que facilitem o seu dia a dia, como modelagens diferenciadas. Por exemplo, para uma pessoa com deficiência visual comprar uma peça onde existe uma etiqueta em Braile com todas as informações que ela precisa saber e com detalhes como, por exemplo, bordado em Braile é uma conquista.

MODA INCLUSIVA

Com a maior inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na sociedade como um todo, a questão do vestuário torna-se de grande importância, com potencial para que sua cadeia de valor crie um novo segmento no mercado de moda, o projeto também tem como objetivo estimular alunos e profissionais de moda a se especializarem nesse segmento,além de levar a discussão no contexto da Responsabilidade Social, chamando a atenção para o tema de uma forma lúdica, ajudando na promoção de uma sociedade mais inclusiva.

O Concurso Moda Inclusiva realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi o primeiro a ser realizado no Brasil e segundo pesquisas também inédito no âmbito internacional nesse formato.

O projeto Moda Inclusiva estimulou a criatividade de vários grupos, como estudantes, professores, pessoas com deficiência, além de fomentar um mercado com foco na ergonomia e estender a questão da deficiência para diversos grupos da sociedade propondo uma reflexão comportamental, bem como uma moda influenciada pela diversidade com design inspirado na ótica do Desenho Universal – O Desenho Universal é uma resposta ao movimento da sociedade, que busca eficiência e funcionalidade para todos os indivíduos ao longo dos ciclos da vida, um fator decisivo quando o objetivo é a construção de uma sociedade para todos que prioriza a eliminação de barreiras arquitetônicas, ambientais e estéticas.

logo-moda-inclusiva

Equipe

Daniela Auler
Graduada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em Responsabilidade Social e Sustentabilidade pela Fundação Getulio Vargas, mestranda em Têxtil e Moda pela EACH/USP, tem a carreira desenvolvida na criação e marketing em moda. Idealizadora e coordenadora do Projeto Moda Inclusiva na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Gabriela M. Sanches
Cursando Modelagem no centro Universitário SENAC, integrante da equipe Moda Inclusiva e atualmente responsável pelas Mídias Sociais do Projeto Moda Inclusiva na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Fonte: Concurso Moda Inclusiva