cinema acessivel

Descrição da imagem destacada: A foto mostra a montagem de um cenário com notebook, câmera fotográfica e de filmagem. Tem um homem em frente a um fundo branco posando para a foto/filmagem. Créditos: Divulgação. Legenda: Festival de Cinema Acessível vai movimentar a cena cultural do Rio Grande do Sul

O Festival de Cinema Acessível vai movimentar a cena cultural do Rio Grande do Sul com títulos do cinema brasileiro. Este será o primeiro festival de cinema do País em que pessoas com e sem deficiência poderão assistir, na mesma sessão, a clássicos do cinema nacional. “As pessoas com deficiência ainda são pouco lembradas enquanto público-alvo de obras fílmicas. Queremos romper com essa ideia e mostrar que cinema é lugar de todos”, garante o gestor e idealizador do projeto Sidnei Schames.

Os longas-metragens O Tempo e o Vento, O Homem que Copiava, Saneamento Básico – O Filme e Dois Filhos de Francisco serão exibidos com recursos de acessibilidade para pessoas cegas, com baixa visão, surdas e com deficiência auditiva. A primeira etapa do Festival vai acontecer entre maio e junho na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, sempre nas sextas-feiras às 19h30. No mês de agosto já está prevista uma sessão especial durante a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência com a exibição de um dos títulos de maior sucesso durante o Festival.

Os preparativos para o Festival estão em fase avançada e nessa reta final estão envolvidos mais de vinte profissionais, entre roteiristas, narradores, consultores em audiodescrição, intérpretes de Libras, cinegrafistas, produtores culturais, curadores, técnicos de áudio e de estúdio, comunicadores e profissionais de legendagem.

O Festival de Cinema Acessível é uma realização do Estúdio Som da Luz através da Lei Rouanet, com patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul e Banrisul Consórcio e apoio da Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana. A curadoria é de Gilnei Silveira e Zé Geraldo.

Na segunda etapa do projeto, que aguarda patrocinadores, serão exibidos mais cinco filmes. Entre os possíveis títulos estão: Se eu fosse você, O Palhaço, Tropa de Elite 1 e 2, Jogo de Cena, Xingu e Quando eu era vivo.

Para o consultor em audiodescrição do Festival, Felipe Mianes, que tem deficiência visual, “é imprescindível que empresários e produtores culturais percebam a importância de apoiar um Festival como esse. Nós queremos ir ao cinema e os locais não estão preparados para nos receber”.

Festival de Cinema Acessível
8/5 – O Homem que copiava
22/5 – Saneamento Básico – O Filme
5/6 – O Tempo e o Vento
19/6 – Dois filhos de Francisco
Local: Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro – Porto Alegre – RS)
Facebook: Festival de Cinema Acessível
Ingresso: entrada franca com reserva prévia pelo email: festivalcinemaacessivel@gmail.com

Fonte: Revista Incluir.