*Pessoal, deixo bem claro que a empresa não tem especialização em atender às pessoas com deficiência, relato abaixo apenas minha experiência com um mergulho onde a empresa nos recebeu com a maior boa vontade

20150503 - Batismo adapitado

Bom nesse feriado tive o deleite de riscar de minha lista um de meus desejos pro ano de 2015, e ao invés de muitos amigos que se deliciaram ao som de “Wesley Safadão”, decidi aproveitar meu feriado e entrar em contato irrestrito com a natureza, mais especificamente com o mar, e fui a Salvador para meu batismo na Galeão sacramento no porto da barra, onde conheci a simpática equipe de instrutores (Bruno, Carlão, etc) e mergulhamos em poucos mais de 40 minutos e a sensação é fantástica, uma liberdade indescritível.

A princípio a acessibilidade é um pouco dificultada, já sugeri a mudança da rampa, um pouco estreita para cadeirantes, mas a galera compensa na boa vontade, o tempo não ajudou muito e a água estava um pouco turva e gelada, mas nada que me impedisse de deslumbrar cardumes e alguns peixes que avistamos.

mergulho adaptado (19)

Como é batismo não pude aproveitar um mergulho mais profundo e me aventurar em águas além do beira-mar, contudo farei de tudo para voltar em breve e fazer o curso básico, o que me proporcionará maiores desafios.

O batismo será o seu primeiro contato mais à fundo com o mergulho autônomo, acompanhado por um instrutor qualificado, que lhe deixará despreocupado sobre o uso do equipamento. Na primeira experiência de mergulho acontece uma aula teórica de 15 minutos, onde conhecemos o equipamento scuba e regras básicas do mergulho, sinais de comunicação e planejamento do mergulho, e dicas de equalização (pressão nos ouvidos), respiração entre outros.

O material para o mergulho inclui máscara, snorkel, nadadeiras (No meu caso só utilizei por segurança contra possíveis arranhões), roupa de neoprene, colete equilibrador, lastro e cilindro. Depois disso, basta colocar o equipamento e curtir o fundo do mar.

meu mergulho adaptado

Naturalmente pra nós deficientes assim como para qualquer outro surgem inúmeros questionamentos acerca do esporte, se é perigoso, se é difícil, se traz benefícios pra lesados medulares como é o meu caso, mas nada que a aula teórica não responda antes da prática.

É PERIGOSO?

Qualquer esporte radical tem o seu perigo. Mas, assim também como qualquer em esporte, existem técnicas e equipamentos de segurança que praticamente eliminam a chance de algo dar errado. Se você respeitar as regras e os seus limites, não tem o que acontecer de ruim. O principal aqui é não ser imprudente

É DIFÍCIL?

Definitivamente, mergulhar não é difícil. É apenas diferente enquanto você ainda não está muito habituado aos equipamentos e a respirar pela boca. É um universo diferente, você tem que pegar o jeito de respirar pela boca e descomprimir os ouvidos com a técnica que o instrutor lhe ensinará.

TENHO LESÃO MEDULAR COMO USAREI AS NADADEIRAS?

Para casos como o nosso,  o instrutor lhe guiará todo o percurso, uma vez que não se usa as mãos durante o mergulho ao se movimentar debaixo d’água, para não espantar os peixes, e manter o estado contemplativo, relaxante que o mergulho proporciona, como disse anteriormente usei as nadadeiras apenas por segurança, evitar um possível arranhão e consequentemente escaras etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

BENEFÍCIOS

  • Diminui o estresse cotidiano, contato direto com o meio ambiente e isolado de distrações, a ponto de ouvir apenas o som de sua própria respiração.
  • Fortalece os laços humanos, uma vez que é feito em dupla, melhora a vida social e as relações humanas.
  • Ajuda a superar seus limites.
  • Melhora as habilidades de coordenação e psicomotoras, o mergulho com cilindro é uma experiência que desenvolve as habilidades psicomotoras e de orientação espacial de cada ser humano. Isso acontece porque essa atividade faz trabalhar ambos os hemisférios do cérebro ao mesmo tempo.
  • Estimula o sistema respiratório e fortalece o cardiovascular.
  • Queima até 400 calorias em uma hora. (para nós gordinhos)
  • Relaxa o corpo e os nervos.
  • Diminui espasmos.
  • Proporciona força e flexibilidade.
  • Trabalha todos os músculos e ativa a circulação.

20150503 - Batismo adapitado (2)

Não há necessidade de ser forte ou um grande atleta para mergulhar com cilindro. As pessoas com diferentes graus de deficiência podem acessar o mundo subaquático, é uma experiência única e indescritível, seja você cadeirante, deficiente ou não, vale a pena conferir, com adaptações, é possível fazer de tudo.  Saia de sua zona de conforto meu caro amigo leitor (a). Vá atrás de seus sonhos e desejos, independente do que seja!