A SORRIDENTE E ENCANTADORA ROSIMERE DIAS

 

Guaraciaba- Poliomielite

 

Nós trouxemos hoje Rosimere Dias ela mora na cidade de Viçosa, interior de Minas Gerais, mas nasceu na cidade de Guaraciaba – MG. Teve poliomielite aos 02 anos de idade e hoje aos 38 anos, utiliza cadeira de rodas e órtese. Ela nos fala que apesar de todos os obstáculos nunca desistiu de seus sonhos. Então com vocês a sorridente e encantadora Rosimere Dias.

Como foi sua infância e adolescência?

Normal, no começo da adolescência é que mudou um pouco, encontrei mais barreiras que tive que enfrentar. Depois a gente acostuma.

ROSIMERE DIAS - ACESSIBILIDADEQual seu nível de instrução escolar?

Tenho nível superior completo.

 

Fale um pouco de como foi sua vida escolar e acadêmica?

É claro que não foi fácil, hoje tem lei pra isso e pra aquilo mais quando comecei não era assim. Lembro quando foi aprovada a lei que determinava que todos os prédios públicos tinham que ser adaptados, fui falar com a coordenadora da minha escola sobre isso, a mesma me deu a resposta dias depois dizendo que a escola não poderia mudar a sua arquitetura para fazer uma rampa. Não desistir é claro, mais fiquei desapontada diante de tanta falta de informação.

 Qual a sua profissão?

Administradora e ainda não trabalho na área. Mais pretendo começar em breve e espero que as lições que vierem sejam mais amenas do que as que já tive até hoje.

ROSIMERE DIAS - CADEIRANTEPara você como é ser mulher com deficiência num país, cujo padrão de beleza é o da barbie (que é ser magra, alta, peituda, saudável, jovem, loira e ter um corpo “perfeito”)?

É muito difícil, a autoestima tem que ser elevadíssima.

Você acredita que as pessoas te veem a partir da maneira como você se sente e se percebe?

As vezes tenho certeza que não, em razão da cadeira de rodas e órtese que utilizo algumas pessoas me olham com estranheza.

E como você cuida da sua beleza?

Cuido a medida do possível..

Enfrenta ou já enfrentou alguma dificuldade para ter acesso a salões de beleza, clínicas de estética etc?

Procuro os de mais fácil acesso, evita desgastes  😆  😉 

 E quando o assunto é a sexualidade das mulheres com deficiência, ainda existem muitos empecilhos?

Todos e mais alguns. Não podem transar, não podem ter desejos, vai quebrar se apertar mais forte etc.

Como esses empecilhos podem ser desfeitos?

Então, informação sempre, o problema é somos alienados e o que  vemos as vezes é o suficiente e na verdade isso é um erro tem que perguntar se interessar pelo outro, como pessoa que tem um jeito diferente de vida.

No tocante a saúde da mulher com deficiência, os consultórios ginecológicos estão preparados para nos receber? 

Preparados eles nunca estão, nós é nos preparamos cada vez que deparamos com aquelas expressões de meu Deus o que faço agora? Tomamos as rédeas da situação e tentamos ajudar da melhor maneira possível.

Que recado você deixa para nossos gestores e para a sociedade em geral, incluindo os que visitam a Casadaptada?

Pensem nos portadores de alguma deficiência como consumidor que é, se adequem e não o contrario. E para os homens em geral mudem seus olhares, nós mulheres com deficiência também podemos ter vida sexual ativa. Usem a inteligência.

casadaptada- órtese

 https://www.facebook.com/rosimeire.dias