funcionamento_do_intestino

 

Bom não é um assunto muito legal de tratar, eu particularmente não gosto e me sinto mal quando algum acidente do tipo acontece, principalmente em viagens, casas de amigos e parentes, enfim, literalmente uma m…

Mas como é biológico e para lesados medulares como é o meu caso, um problema constante, ou ainda aquelas pessoas que tenham dificuldade de fazer o intestino funcionar, o que pode trazer consequencias gravíssimas para aqueles que passam de 7 dias, a pouco tempo um grande tio meu, veio a falecer por um motivo relacionado.

Muitos cadeirantes tem esse problema ou ficam na cama aguardando a natureza e sem um controle qualquer, e não é uma situação rara, muitas pessoas não possuem informação, poucos passam por um acompanhamento do SARAH, ou alguma clínica, enfim, inúmeras situações,sendo assim temos que nos informar e ficar cientes das melhores alternativas que surgem, além de dicas da tia e da vovó, e também por achar lindo como os comerciais do activia mostram pessoas felizes e sorridentes falando do assunto…

No meu caso para evitar a constipação, eu tomo água (BEBA MUITO – PRINCIPAL REGRA), e o melhor alimento que já utilizei é a Chia, facilmente encontrada nos supermercados e farmácias hoje em dia, tomo com iogurte sempre, com isso consigo fazer o intestino funcionar todos os dias, é claro que além disso uso medicamentos como o Minilax, Munvilax e o famoso “toque” . 

Como bastante fibras, gosto muito de pipoca, assim, uni o útil ao agradável, só tenho que ver umas receitas sem óleo, e com pouco sal. (quanto ao sal, ainda não consegui, mas pelo menos tirei o sazon, proibição do meu nutricionista)

Para evitar incontinência minha alimentação é “parcialmente” controlada, mas retirei o feijão e alguns codimentos, e quando ainda assim acontece uso o Florax. (Procure o seu médico e nutricionista)

 bbbarriga

Vi também no site do deficenter algumas dicas para a Constipação e a Incontinência fecal:

A incontinência fecal é a incapacidade de controlar a eliminação das fezes. Ela pode variar de um vazamento ocasional, até a perda total do controle sobre os movimentos intestinais. Esse distúrbio compromete a qualidade de vida e se manifesta mais nas mulheres do que nos homens.

As causas podem ser diversas e ocorrerem durante crises de diarréia ou quando há a compactação fecal. Indivíduos com lesões no ânus ou na medula espinhal, com prolapso retal, demência, lesões neurológicas resultantes de diabetes, neoplasias no ânus ou lesões pélvicas durante o parto, podem desenvolver uma incontinência fecal persistente.

Além disso, falta de ânimo, queda dos cabelos, unhas fracas, aparecimento de acne, de gases e do mau humor são alguns dos principais sintomas da constipação intestinal.

Por isso, é essencial um tratamento adequado para cada caso. O diagnóstico pode ser feito por exames proctológicos, por exemplo. Mas, somente uma alimentação equilibrada, rica em fibras e à base de muita água pode estimular de forma natural o funcionamento do intestino.

O mamão tem propriedades calmante para estômagos sensíveis e pode ser ingerido diariamente, pela manhã. Já a ameixa seca tem efeito laxativo natural e, por conter um alto teor de fibras insolúveis, é capaz de absorver mais água do organismo e acelerar o trânsito intestinal. São necessárias cerca de cinco ameixas secas por dia.

 chiaelinhaça

A linhaça aumenta o volume do bolo fecal, o trânsito intestinal e contribui para a limpeza da região. Também diminui o risco de hemorróidas e da inflamação da parede do intestino. Procure consumir uma colher de sementes trituradas acompanhadas com leite ou iogurte uma vez ao dia, de preferência no café da manhã ou na ceia. A abóbora possui um alto teor de fibras, zinco, potássio e ferro e ajuda no equilíbrio da flora intestinal se consumida, no mínimo, três vezes por semana.

As propriedades químicas do café são capazes de estimular a movimentação do bolo fecal. Porém, é preciso cuidado pois ele pode viciar. Com isso, os nervos do cólon ficam cada vez mais tolerantes ao efeito da bebida, o que deixará o intestino mais preguiçoso. A dose certa é a de uma xícara na parte da manhã, diariamente.

Legumes e verduras(crus) podem ser consumidos pois têm muitas fibras. No caso, a alface, a rúcula, o agrião, a couve e a abobrinha aumentam o trânsito intestinal e facilitam a evacuação. Os amantes da aveia podem ser beneficiar do alimento, pois ele tem um tipo de fibra solúvel, que, em contato com a água, transforma-se em uma goma capaz de facilitar o trânsito intestinal.

A soja está entre os alimentos funcionais mais consumidos mundialmente e é determinante para melhorar a prisão de ventre. A lentilha facilita a redução de absorção de gorduras e aumenta o bolo fecal. Ela pode ser substituída pelo feijão, por exemplo, três vezes na semana. O iogurte ajuda na manutenção da flora intestinal.

Vale ressaltar a importância da ingestão de água no processo de reabilitação do intestino, pois o líquido une-se ao bolo fecal e é eliminado com mais facilidade. É recomendável, pelo menos, de seis a oito copos por dia.