JOVEM AUTISTA

 

Fernanda Nascimento, de 21 anos, que aos 11 recebeu o diagnóstico de autismo moderado. Este ano ela é uma das candidatas que está prestando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com a nota da prova, Fernanda quer o certificado de conclusão do ensino médio – ela concluiu até o nono ano do ensino fundamental – para pleitear uma vaga no curso de graduação em webdesign. “Ontem foi muito tranquilo”.

“A organização disponibilizou dois profissionais [um escrevedor e um ledor] que me ajudaram durante toda a prova”, conta Fernanda. Foi em 2012 que sua mãe, a assistente nacional Regiane Nascimento, entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC) para que sua filha autista pudesse prestar o exame.

Em 2013, Fernanda tentou realizar a prova, mas chegou atrasada ao local. Neste domingo (9), ela trouxe seus desenhos ao campus da Uninove na Barra Funda (SP). “Meu sonho é dar vida a eles. Quero aprender animação gráfica e dublagem para isso.”

Fernanda também é apaixonada por fotografia de aviões, e quer se especializar nessa área. Ela conta que vai ao aeroporto todos os domingos, com o pai, para treinar a arte. “Quero servir de exemplo para que outros autistas venham prestar o Enem. Eles também podem, também temos esse direito”, diz a artista.

Regiane conta que só de Fernanda participar desse processo, independente do resultado, já é uma vitória. “Desde ontem tenho recebido muitas mensagens de mães de lugares distantes agradecendo pela inspiração”, conta.

Fonte: (iG)