Um dos grandes desafios de quem luta pela acessibilidade é a conscientização sobre o uso correto das vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. As vagas de estacionamento tornaram-se um “símbolo” da causa, principalmente após a grande repercussão da campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto!“, que despertou a atenção de boa parte da sociedade. Prova disso é a enorme quantidade de denúncias que registramos todas as semanas nos Flagrantes dos Seguidores.

Assim, o Blog Acessibilidade na Prática resolveu sair um pouco da “virtualidade” e lançar sua “multa moral”, inspirada em vários movimentos semelhantes espalhados pelo país. Entretanto, resolvemos ampliar nossa “fiscalização” para além das vagas de estacionamento.

MULTA MORAL

A “multa moral” não é simplesmente uma forma de conscientizar os motoristas infratores. É também uma maneira de envolver a sociedade na fiscalização das vagas reservadas e de outras estruturas acessíveis, chamando a atenção de todos para a importância da acessibilidade na inclusão social.

Se você quer fazer parte do nosso time de fiscais e conscientizadores, clique aqui para baixar o arquivo em Corel Draw e imprimir nosso modelo de “multa moral”.

Temos alguns bloquinhos de multas disponíveis para quem reside em Campo Grande – MS. Para conseguir o seu, entre em contato conosco. Não cobraremos pelos bloquinhos, pois não temos intenção de obter lucro com a “multa moral”.

Mas antes de sair por aí “multando” todo mundo, não esqueça de ter bom senso e educação para com os “infratores”. Lembre-se de que muitos têm o direito de utilizar as vagas reservadas e não sabem do procedimento correto para tal, sem contar que nem toda pessoa que precisa da vaga é necessariamente cadeirante. Além disso, não queremos despertar ódio nem brigas, apenas a consciência das pessoas.

Mãos à obra!

Leia também:

            Vagas reservadas de estacionamento paralelas à calçada

Fonte: http://www.acessibilidadenapratica.com.br/