Voluntários de uma associação deAgudos (SP) se juntaram para construir uma casa e doar a pessoas pobres que têm deficientes na família. Este ano, quem ganhou o presente foi o Robinho, um jovem que luta para vencer as limitações. Quando criança, ele se engasgou com uma jabuticaba. A falta de oxigênio no cérebro fez surgir as deficiências. Desde então, a vida dos pais é lutar. Batalhar todos os dias para oferecer, na medida do possível, qualidade de vida para o filho, que hoje tem 22 anos.
“Eu trabalhava, larguei serviço de mão e fui cuidar dele.  Antigamente ele ia na Apae e não tinha perua. Eu levava no colo, em carrinho de mão, essas carriolas de pedreiro, do jeito que dava, porque ele já estava grande”, conta a faxineira Irene de Oliveira Bento.
Mais difícil do que levar Robinho à escola é lidar com a falta de acessibilidade na própria casa. A construção antiga não tem nenhum cômodo adaptado. Irene teve de tirar alguns móveis para aumentar o espaço, mas tudo mudou com a ajuda dos voluntários. A dedicação da família da Irene rendeu um presentão de natal. A casa improvisada e sem conforto vai ficar apenas na lembrança. A moradia agora foi construída especialmente para atender às necessidades de Robinho e trazer tranquilidade aos pais.
Casa da família antes da reforma feita pelos voluntários (Foto: reprodução/TV Tem)Casa da família antes da reforma feita pelos voluntários (Foto: reprodução/TV Tem)
Eles foram escolhidos pelo Projeto Transformação, da Associação do Coração Misericordioso de Jesus, de Agudos. Todos os anos, 18 voluntários trabalham para construir uma casa nova, adaptada e doam às pessoas que tem deficientes na família. O projeto foi uma ideia da presidente da associação, Elza Guerreiro, que também tem um filho deficiente.
Robinho gostou da nova cama, doada pelos voluntários (Foto: reprodução/TV Tem)Robinho gostou da nova cama, doada pelos
voluntários (Foto: reprodução/TV Tem)
“Cada dia, nós vivemos no ano de 2012 o espírito de Natal. Com aquele sonho, que realmente, antes do natal de 2012 nós iríamos entregar essa morada. E nós não estamos fazendo caridade. Nós estamos fazendo Justiça. Porque essas mães de filhos portadores de necessidades especiais, elas que são pobres, realmente elas precisam da nossa ajuda e principalmente do nosso amor”, afirma.
Amor que alegrou a família ao entrar na casa nova pela primeira vez. Robinho era só felicidade na cama nova. Sem dúvida nenhuma, a felicidade da família ganhou plenitude neste natal. “A união sempre existiu e com essa transformação, essa união vai se achegar mais ainda e vai acontecer”, completa o pai de Robinho, Otávio Bento.
Casa foi totalmente transformada para receber a família  (Foto: reprodução/TV Tem)Casa foi totalmente transformada para receber a família (Foto: reprodução/TV Tem)
A casa foi toda construída com ajuda de pessoas que não pediram nada em troca. A mão de obra é cedida pela Prefeitura. Já os materiais de construção foram doados por moradores e empresários da cidade. No ano que vem, a Associação do Coração Misericordioso de Jesus pretende construir três casas para pessoas pobres que têm deficientes na família