São Paulo e sua região metropolitana sofrem com a escassez de áreas verdes. O déficit acarreta na falta de opções de lazer e claro, aumenta os efeitos da poluição.

Por isso, é ótima a notícia de que São Bernardo vai ganhar um parque numa área de Mata Atlântica. Com inauguração prevista para 29 de novembro, o Parque Ecológico Imigrantes será instalado às margens da rodovia homônima.

A construção foi viabilizada através de um investimento de R$ 14 milhões, fruto de recursos da Fundação Kunito Miyasaka, ligada à comunidade japonesa no Brasil. O objetivo é preservar a reserva natural e incentivar pesquisas de educação ambiental.

Mais uma opção verde de lazer na selva de pedras

Com uma filosofia que prioriza a sustentabilidade, o Parque Ecológico Imigrantes apresenta formas, volumes e estruturas para causar o menor impacto possível ao meio ambiente. Além disso, se coloca como mais um centro de estímulo para a pesquisa ambiental.

Os visitantes vão poder desfrutar de seis trilhas, que dão uma noção sobre as especificidades da flora, além da história de interferência antrópica (ações do homem) na região. Pensando na diversidade do público, as trilhas são curtas e com poucos obstáculos.

Quando bater o cansaço, o visitante pode curtir os recursos hídricos do parque. O PEI conta com um circuito de água construído por meio da captação da água da chuva. Apesar de não ser potável, a água abastece dois lagos, um espelho d’água e três reservatórios e 5 mil litros.

A construção segue o mesmo tom. A passarela principal foi construída com a madeira plástica e são compostas por 70% de sobras de madeira, como serragem e outros 30% de resíduos do plástico, como garrafas PET.

Com dois elevadores, acessível para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, o Parque Ecológico Imigrantes deve receber, segundo os administradores, um fluxo de 300 pessoas por dia. As visitas precisam ser agendadas pelo site. O espaço fica no km 34,5 da rodovia, próximo ao bairro Curucutu, em São Bernardo.

Source: São Paulo vai ganhar parque ecológico no meio da Mata Atlântica | Hypeness – Inovação e criatividade para todos.