Kristina Vogel bateu em outro ciclista a 38km/h enquanto treinava no velódromo de Cottbus, na Alemanha; a medula foi rompida e o movimento das pernas foi totalmente comprometido
 
REUTERS / Eric Gaillard
Bicampeã olímpica fica paraplégica depois de colisão durante treino
Por GloboEsporte.com
 
A ciclista Kristina Vogel, de 27 anos, anunciou que ficou paraplégica depois colidir com outro atleta enquanto treinava no velódromo de Cottbus, na Alemanha. O acidente aconteceu no dia 26 de junho, mas ela só falou publicamente sobre o assunto nesta semana. Após a batida a 38km/h, a medula de Vogel sofreu uma ruptura parcial e o movimento das pernas foi totalmente comprometido.
 
– É uma merda, não há outro jeito de colocar isso. Não importa como você empacote, eu não posso mais andar. Mas acredito que quanto mais cedo você aceitar uma nova situação, mais cedo aprenderá a lidar com ela – declarou a Der Spiegel, publicação tradicional alemã.
 
Vogel, que é dona de dois ouros em Jogos Olímpicos, estava treinando para o Grande Prêmio da Alemanha quando o choque aconteceu. Ela foi levada de helicóptero para uma clínica em Berlim, onde foi passou por várias cirurgias.
 
Kristina Vogel foi ouro nos Jogos Rio 2016 (Foto: REUTERS/Matthew Childs)
Kristina Vogel foi ouro nos Jogos Rio 2016 (Foto: REUTERS/Matthew Childs)
 
– Eu não queria que as pessoas me vissem lesionada. Agora posso dizer que cheguei a um ponto em que estou bem. Eu ainda sou a mesma pessoa maluca. Eu quero ser uma fonte de motivação para os outros – afirmou Vogel, que agendou uma coletiva de imprensa para a próxima quarta-feira.
 
A ciclista, nascida no Quirguistão e naturalizada alemã, já tinha sofrido um grave acidente em maio de 2009, quando foi derrubada de sua bicicleta por um automóvel. Na época, Vogel sofreu ferimentos graves e foi colocada em coma induzido por dois dias.