Sistema de voz criado pela Samsung dita ao usuário os acordes que devem ser tocados, substituindo o uso das partituras em braille
 
POR REDAÇÃO GALILEU
 
Giovanna Maira é uma das usuárias do app que conseguiu aprender a tocar violão através do novo sistema. (Foto: Samsung/Divulgação)
GIOVANNA MAIRA É UMA DAS USUÁRIAS DO APP QUE CONSEGUIU APRENDER A TOCAR VIOLÃO ATRAVÉS DO NOVO SISTEMA. (FOTO: SAMSUNG/DIVULGAÇÃO)
 
Aprender uma nova habilidade é sempre um desafio, mas esse aprendizado pode ser ainda mais difícil quando a acessibilidade não é levada em conta. Para aprender a tocar violão, por exemplo, pessoas com deficiência visual dependem da partitura em braille. Na prática, isso significa que elas precisam deixar de tocar o violão a cada minuto para pôr os dedos sobre a partitura e ler as próximas notas, um método pouco intuitivo que desestimula muitas pessoas a tocarem o instrumento.
 
Foi pensando nisso que desenvolvedores da Samsung lançaram o aplicativo Áudio Acordes, um sistema de voz que ensina pessoas cegas a tocarem violão de forma prática, intuitiva e sem o braille.
 
Através desse sistema, o aplicativo dita os acordes das músicas no momento exato em que eles devem ser tocados. Isso permite que os usuários possam continuar segurando o violão ao mesmo tempo em que o aplicativo indica o que deve ser reproduzido.
 
“Seu desenvolvimento foi pensado de forma a oferecer total suporte e acessibilidade, mesmo para aqueles que estão em seus primeiros acordes”, afirma Andréa Mello, Diretora de Marketing Corporativo e de Consumer Electronics da Samsung Brasil.
 
Em breve, o Áudio Acordes disponibilizará um curso de violão que inclui módulos sobre a história do instrumento, conceitos básicos e primeiros passos, afinação etc. No momento, 29 músicas de diferentes níveis de dificuldade estão disponíveis para serem aprendidas através do site da ferramentae 10 no app.
 
O aplicativo, que faz parte da campanha global “Do What You Can’t”, pode ser encontrado no Google Play e baixado em smartphones e tablets da Samsung.