Dia Nacional do Surdo ocorre no dia 26 de setembro. Em virtude dessa ocasião, convidamos a fonoaudióloga Viviane Ribeiro, responsável por uma clínica de aparelhos auditivos, para fazer uma relação com 5 filmes interessantes que tratam do tema da deficiência auditiva.

Vamos à lista:

Som e Fúria (Sound and Fury) (2000) 

Em “Som e Fúria“, o assunto abordado envolve o tema do implante coclear. Nele, Peter e Healther, duas crianças surdas, aguardam a decisão dos pais sobre a viabilidade de usarem ou não o implante coclear.

Heather é filha de pais surdos e, ainda pequena, decide que quer fazer implante coclear para poder ouvir. Os pais não concordam, porque temem que ela se perca no mundo de quem ouve.

Já Peter é filho de pais não surdos, mas que participam ativamente de comunidades surdas. Os pais de Peter decidem implantar o garoto, para que tenham mais oportunidades e desenvolvimento.

Foi indicado ao Oscar de melhor documentário.

O Milagre de Anne Sullivan (Miracle Worker) (1962)

O filme retrata a tarefa de Anne Sullivan, professora, em tentar fazer com que sua aluna, Helen, que é cega e surda, se adapte e entenda o mundo à sua volta.

Para conseguir esse objetivo, há conflitos com os pais da garota, que sentiam pena de sua filha e nunca a trataram adequadamente ou tentaram lhe ensinar coisas interessantes.

Quando passou a morar com Helen, a professora consegue mostrar que ao redor existe um mundo maravilhoso a ser explorado.

E seu nome é Jonas (And your name is Jonah) (1979)

Apesar do filme ser de 1979, a cultura que “E seu nome é Jonas” demonstra ainda está presente nos dias atuais.

O protagonista é uma criança, Jonas, que é diagnosticado erradamente com retardo mental. Na verdade, Jonas é surdo, mas acabara de ser internado em um hospital para pessoas com problemas de saúde mental.

Ao perceber o erro, a mãe sente-se culpada e procura uma terapia para trazer de volta a criança ao seu convívio e corrigir seus erros.

Filhos do Silêncio (Children of a Lesser God) 1986

“Filhos do Silêncio” conta sobre os desfios de um professor de linguagem para surdos, James Leeds. O homem é contratado para dar aulas aos surdos, porém os alunos não demonstram interesse em seus métodos para o aprendizado.

Apesar dos problemas enfrentados com os alunos, Leeds encontra um desafio ainda maior: uma ex-aluna surda que tem medo do mundo e não acredita na socialização de pessoas surdas e pessoas ouvintes.

O País dos Surdos (Le Pays des Sourds) (1992)

O “País dos Surdos” é um documentário francês que aborda a linguagem dos sinais. O documentário revela o processo de aprendizagem do surdo, mostrando como eles enxergam o mundo em que vivem.

A película gera uma interessante reflexão sobre tipos diferentes de surdez. Mais do que o retrato da vida do surdo, o filme recupera o modo como o surdo estabelece uma conexão com o ouvinte.

O dia do surdo foi criado para refletirmos sobre a inclusão de pessoas com deficiência auditiva na sociedade e questionar se os direitos deles estão sendo respeitados. Seja por meio de sinais, aparelhos auditivos ou implantes cocleares, nós acreditamos que a melhor forma de gerar inclusão aos surdos na sociedade é tornando possível a comunicação com as demais pessoas.

 

Imagem: Filme Le pays des sourds / Reprodução

Fonte: Filmow