Você que precisa de um carro adaptado para trafegar, deve ter muitas dúvidas em relação ao assunto. Para ajudá-lo a saná-las, listamos as principais dúvidas sobre carro para PCD. Confira algumas questões mais levantadas e encontre a resposta que tanto buscava.

Questões comuns quando o assunto é carro para PCD

O mercado oferece diferentes modelos de veículos para PCD, mas você sabe qual escolher? Se você não conhece as opções existentes, fica difícil saber qual é o melhor. Porém, essa não é a única dúvida que você deve ter, não é mesmo? Confira aqui as principais dúvidas sobre carro para PCD e suas respectivas respostas.

 

Existem diferenças entre carros para PCD?

Sim. Ao entrar na concessionária para escolher o carro para PCD, você pode até escolher um modelo que te agrada, porém, ele será adaptado conforme as suas necessidades. Dessa forma, você conduzirá o veículo de forma mais segura.

Um carro para PCD é caro?

Por muito tempo o custo foi alto sim, já que as necessidades específicas não faziam parte da linha de produção entre as principais fabricantes. Porém, as montadoras perceberam que podiam investir em veículo adaptados para suprir diferentes necessidades de pessoas com deficiência. Foi então que os carros com câmbio automático foram desenvolvidos. Além desses, as montadoras também começaram a investir em veículos que facilitam a vida dos cadeirantes, com porta-malas mais amplo. Ou seja, como podiam fabricar veículos de uso comum, o custo diminuiu.

Quais são os melhores modelos para PCD?

Os melhores modelos variam conforme as necessidades. Por exemplo, os melhores modelos para cadeirantes e para pessoas com amputações, precisam ter:

  • Pessoas com amputações: câmbio automático (ou tipo borboleta) e veículo pequeno.
  • Cadeirantes: boa abertura das portas e um porta-malas mais amplo.

Os modelos mais procurados, costumam ser: Pajero TR4, Kia Soul e Doblô (cadeirantes) e Palio, Gol ou Peugeot 208 (pessoas com amputações).

Existem seguradoras que oferecem proteção para carros adaptados?

As seguradoras costumam aceitar carros adaptados e assim, oferecem o seguro auto para deficientes. Porém, você deve escolher a melhor empresa e observar o contrato, verificando as coberturas oferecidas.

Existem modelos que saem de fábrica prontos para PCD?

Não é fácil encontrar um veículo que atende as necessidades de um PCD, porém, como informado acima, alguns modelos podem atender determinadas pessoas com mobilidade reduzida.

Entre eles, o Kia Soul eMotion oferece alguns benefícios, como conforto e autonomia aos PCDs. Além disso, é possível acomodar dois cadeirantes em suas próprias cadeiras de rodas.

Quais os descontos que posso ter ao comprar um carro zero?

Ao comprar um carro zero, adaptado conforme as suas necessidades, você contará com redução ou isenção de alguns impostos, em relação ao veículo. Eles são:

  • IPI: isenção para pessoas com qualquer deficiência.
  • ICMS: isenção condicionada à condição do IPI, mas é válido para veículo com um limite de valor, conforme o estado.
  • IOF: isenção na compra do veículo financiado para carros de fabricação nacional, que tenha até 127 cavalos de potência.
  • IPVA: benefício oferecido aos veículos adaptados e novos, sendo a isenção para pessoas com deficiência.

É importante saber que a isenção do IOF é válida para pessoas cadastradas junto ao Detran e deve-se apresentar um laudo pericial.

Você precisa se atentar ao modelo que vai adquirir, não se apegando apenas ao preço, já que ele poderá não ter um design que atenda as suas necessidades. Além disso, fique atento aos descontos, já que as empresas são obrigadas a concederem.

Escrito por Andreia Silveira, contribui com o site SeguroAuto.org.