O JECRIPE foi lançado no dia 14 de abril de 2010 e trata-se de um jogo cuja proposta é proporcionar entretenimento e auxiliar no estímulo crianças com Síndrome de Down em idade pré-escolar. Este foi o primeiro jogo eletrônico desenvolvido para atender as necessidades específicas deste grupo.

Todas as brincadeiras desenvolvidas nesse jogo foram apresentadas de acordo com pesquisas realizadas pela equipe do projeto, de forma que elas estimulam a criança para atividades interativas de forma progressiva. Ele conta com tarefas que envolvem “clicar e arrastar” objetos, mover elementos para atividades específicas e até mesmo imitação de gestos (através de dançar uma música).

Cenário

O jogo apresenta na interface inicial um mapa do “ilha do Jecripe”, na qual a criança encontra três casas para começar as brincadeiras. Adicionalmente, há um garotinho chamado Betinho (personagem principal), que é uma criança com feições de Síndrome de Down, que acompanha o jogador em todas as suas atividades.

Em todas as atividades há a narrativa do cenário e do que está sendo solicitado à criança. Adicionalmente, há o estímulo positivo incentivando a continuar o jogo e expressando felicidade pelos acertos.

Cenário central: casinhas para escolher

A casa à esquerda (Casa da Música), traz atividades envolvendo dança e imitação de gestos. Nessa área, em cada um das janelinhas é tocada uma música e o Betinho convida a criança a dançar juntamente com ele, imitando seus gestos. A casinha do meio apresenta um novo amiguinho: o Samuca.

O Samuca é um bebezinho que, como ainda não sabe se comunicar falando, aponta os objetos desejados nas prateleiras, para que a criança os leve até ele. A casa à direita (Casa das Bolhas) traz uma atividade relacionada à movimentação livre na tela (estourar bolhas) e outra que necessita combinar elementos e cores (colocar brinquedos na caixa da mesma cor).

Dance com o Betinho!

O Jecripe 2 é o segundo jogo de estímulo destinado às crianças com Síndrome de Down em idade pré-escolar. Por meio dos Editais 2012 da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, o Jecripe 2 foi desenvolvido e, entre as novidades presentes neste jogo, destacam-se:

  • Novos ambientes: praia e sítio;
  • Novas personagens: família da Manu (que tem Síndrome de Down), amiguinho da praia e pescador; e
  • Estimulação de diferentes habilidades cognitivas: atenção, memória e sensibilização fonológica.

As habilidades cognitivas estimuladas no Jecripe 2 estão distribuídas em quatro diferentes atividades:

  • Praia vista da janela: memória e atenção;
  • Bolsa de praia: atenção;
  • Areia da praia: atenção e sensibilização fonológica; e
  • Sítio da Tia Iná: memória, atenção e sensibilização fonológica.

Outra novidade do Jecripe 2 é a disponibilização em três diferentes plataformas:

Source: Jecripe 2 – o segundo jogo destinado às crianças com Síndrome de Down em idade pré-escolar « JECRIPE