Uma em cada quatro pessoas do Rio de Janeiro têm algum tipo de deficiência ou algum tipo de mobilidade reduzida, seja motora ou intelectual. Além dos fatores congênitos, acidentes e disfunções, a violência urbana e o elevado percentual de idosos contribuem para manter o índice acima da média nacional. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Pereira Passos (IPP) – órgão ligado à Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro, com base no último censo do IBGE, cerca de 25 % da população carioca – equivalente a 6,32 milhões de habitantes – estão enquadrados nessa categoria: são mais de 1,5 milhão de pessoas.

“Apesar de elevado, o percentual de pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida no Rio de Janeiro não está muito acima da média nacional, de 24%. Porém, é preciso atenção a esse contingente, oferecendo produtos e serviços que os atendam, objetivando atenção e melhoria da qualidade de vida”, ressalta Rodrigo Rosso, organizador da MOBILITY & SHOW 2018 Rio de Janeiro – Exposição de Automóveis, Veículos e Adaptações, Equipamentos e Serviços para Pessoas com Deficiência e Familiares, Idosos e Pessoas com Mobilidade Reduzida e Sequelas Motoras, programada para 27 a 29 de Julho de 2018, no Riocentro.

“A mobilidade é um grande desafio para as pessoas com algum tipo de deficiência em qualquer cidade, especialmente no Rio de Janeiro. O MOBILITY & SHOW 2018 foi planejado para oferecer uma série de novas tecnologias que contribuem para a qualidade de vida das pessoas, além de destacar os benefícios fiscais para aquisição de automóveis 0 Km adaptados”, explica Rodrigo Rosso.

O MOBILITY & SHOW 2018 Rio de Janeiro espera reunir de 6 a 8 mil visitantes e realizar cerca de 800 test-drivers em veículos adaptados com instrutores treinados, durante os dias 27 a 29 de julho, no Riocentro. Além disso, o evento terá várias atividades, como simulador 5D, óculos que leem texto para pessoas com deficiência visuais ou baixa visão, impressora 3D para próteses, isenção de impostos para compra de carros 0 Km, apresentações e oficinas artísticas, atividades esportivas, apresentações musicais e outras. Tudo isso com infraestrutura totalmente acessível, incluindo banheiros, rampas e pisos táteis, e o melhor: tudo de graça para a população !

“Pensamos em tudo para oferecer um pacote completo não só para as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e seus familiares, mas para uma imensa parcela da população que tem direito à isenção de impostos na compra do carro 0 Km e não sabe disso, como a grande maioria dos idosos, pessoas com câncer, hepatite C, e outras patologias, por exemplo. Na mostra, os visitantes terão todas as informações sobre os benefícios e orientação de como obtê-los de forma gratuita”, enfatiza Rodrigo Rosso. Mais informações: www.mobilityshow.com.br

Serviço:

MOBILITY & SHOW 2018

Data: 27 a 29 de julho de 2018

Horário: 9h às 18h

Local: Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca)

INFORMAÇÕES: 0800-772-6612

ENTRADA E INFORMAÇÕES GRATUITAS