Conheça algumas dicas para os idosos terem mais segurança em suas casas, fazendo adaptações no box, na escada, como evitar quedas, recomendações de moradia e o que fazerem em caso de emergência.

Adaptação para garantir independência

 

Adaptar a residência onde há idosos é necessário para garantir a sua independência. As pessoas de mais idade costumam ser mais frágeis, mas não gostam de ter filhos ou outras pessoas cerceando a sua locomoção.

 

Para aumentar a qualidade de vida de pessoas acima dos 65 anos, conheça adaptações importantes que podem ser feitas na residência deles.

 

As portas adequadas

 

Ninguém deseja passar por isto, mas você sabe que estamos sujeitos a acidentes em nosso dia a dia. Os idosos estão mais ainda, por esse motivo, algum dia podem precisar de cadeira de rodas ou andadores. Para que os equipamentos possam atravessar cômodos com facilidade, tenha portas com pelo menos oitenta centímetros de largura.

 

A maçaneta ideal é aquela do tipo alavanca, mais fácil de abrir, e os pesos de porta não são recomendados em casas onde há idosos, porque aumentam o risco de tropeços e quedas. Em seu lugar, coloque prendedores entre a porta e o piso.

 

Proteção nas áreas externa e interna

Para dar mais segurança aos idosos, ao comprar ou alugar uma casa ou apartamento, procure um imóvel que disponha de uma cobertura na área externa. Assim, eles podem ficar mais tempo ao ar livre, sem estarem propensos a escorregões em pisos úmidos ou molhados. De preferência, instale revestimento antiderrapante e de cor clara, que facilita a identificação de objetos caídos.

 

O revestimento do interior também deve ser antiderrapante, de preferência sem tapetes. Contudo, como esquentam o ambiente e trazem aconchego, o uso de tapetes de pelo curto e também antiderrapante é permitido. Prefira os de cores que contrastem com o piso.

 

As escadas, se existirem, devem conter corrimão dos dois lados. Coloque corrimão mesmo na parte que encontra a parede, já que a superfície não é um bom ponto de apoio.

 

Atenção à lavanderia, banheiro e cozinha

Beautiful luxury white Bathroom and toilet interior

Estas são áreas onde a umidade é maior, então o cuidado deve ser redobrado. Os armários devem estar instalados em altura onde o idoso pegue os objetos sem precisar erguer os pés ou subir em cadeiras, portanto, devem acompanhar o declínio da postura, que acontece com o passar do tempo.

 

Deixe tudo de fácil alcance aos senhores, com indicação especial ao varal: opte por um de chão ou sanfonado, fixo à parede.

 

No banheiro, instale barras de apoio em algumas paredes, como aquelas que ficam ao lado do vaso sanitário e da pia, e em um dos lados do box. Cortinas não são recomendadas para divisão dos espaços do banheiro, porque podem se enrolar nos pés do idoso; em seu lugar, instale portas de vidro ou acrílico.

 

Dicas para o quarto

Neste cômodo, menos é mais. Deve haver bastante espaço entre a cama e outros móveis, e entre a cama e a parede, para favorecer a circulação, e sua cama deve ter altura compatível com a altura do idoso. Isto é, em posição sentada, os senhores devem encostar completamente os pés no chão.

 

A mesa de cabeceira pode ser ponto de apoio, então deve ser feita de material firme e sua altura precisa regular com a altura da cama. Um abajur é um excelente acessório para idas ao banheiro de madrugada, desde que contenha acionamento liga e desliga ao alcance das mãos.

 

Recomendações de moradia

Idosos podem e devem morar sozinhos, caso a sua saúde permita isso. É saudável que eles façam algumas tarefas e garantam a sua independência quando possível, mas é indicado que morem em regiões onde há bastantes vizinhos, para casos de emergência.

 

A família deve fazer parte da vida diária do idoso, seja em visitas regulares, em chamadas telefônicas, etc.

 

Falando em telefone, é indispensável que o idoso tenha os contatos de emergência em seu aparelho, e que saiba utilizá-lo com facilidade para tarefas básicas. Muitos idosos possuem smartphone e conseguem usar aplicativos de mensagens, de videochamada, entre outros. Se você conseguir que seu idoso faça isso, excelente! Mas pelo menos os números de emergência comuns (dos vizinhos, de membros da família, da assistência médica) devem ser aprendidos.

 

Seguindo essas dicas, o idoso ganha mais liberdade em sua residência, e ele e sua família se sentem mais seguros e tranqüilos.

Guest Post: Portal Ei Imóvel