Working with People with Down Syndrome Things You Should Know 1024x673 Se você é um trabalhador com deficiência, precisa conhecer essas empresas. Se não é, também precisa
 
por André Forastieri
 
Acaba de sair a edição 2017 da pesquisa Melhores Empresas Para Trabalhar. É um trabalho muito bem feito, da organização Great Place To Work. Mas para 12 milhões de brasileiros, a lista está completamente furada.
 
É o número de pessoas com deficiência no Brasil. São quase oito milhões com deficiência visual, 2,6 milhões com deficiência física, 1,6 milhão com deficiência intelectual. Esse levantamento foi feito pelo próprio IBGE e publicado em 2015. De lá para cá esse número deve ter aumentado, e vai continuar aumentando nos anos vindouros.
 
Porque a população do Brasil terá cada vez mais velhos e menos jovens, e conforme os anos passam, todos nós vamos ganhando essa ou aquela deficiência. E, como sabemos, todos vamos ter que trabalhar por muitos e muitos anos, porque uma aposentadoria digna está ficando cada vez mais longe.
O Brasil tem uma boa lei para inserir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ela obriga o preenchimento de 2% a 5% vagas do quadro de funcionários com reabilitados ou pessoas com deficiência.
 
O problema é a distância entre a lei e o cumprimento da lei, como tantas vezes acontece no Brasil. A maioria das empresas não está nem aí, nem pra essa lei, nem para adaptar suas instalações para pessoas com deficiência. A fiscalização é pouca e se a empresa for pega descumprindo a lei, a punição é levíssima.
 
E naturalmente a maioria dos deficientes brasileiros é pobre. Afinal a maioria dos brasileiros é pobre. Então têm menos dinheiro para estudar. E menos oportunidades em geral. Afinal, quantas escolas são adaptadas para o deficiente? Quantos professores treinados para educá-los? Quanto dinheiro o poder público investe nisso?
 
E depois, quantos ônibus são adaptados para transportar o cadeirante? Quantas ruas facilitam a travessia para o cego? A lista das dificuldades vai embora.
 
Por isso que vale comparar a lista das Melhores Empresas Para Trabalhar com outra lista. A Das Melhores Empresas Para Trabalhadores Com Deficiência. É um prêmio criado pelo governo do estado de São Paulo, e a última edição foi em 2016.
 
As listas são muito, muito diferentes. Se você é uma pessoa com deficiência, a lista das 150 melhores empresas para trabalhar em 2017 não serve pra grande coisa.
 
Tem uma empresa que se sai muito bem nas duas listas: a Caterpillar. Ela é a sétima melhor empresa para Trabalhar, e a primeira melhor empresa para o trabalhador com deficiência. Parabéns.
 
Sem desmerecer em nada o trabalho do Great Place To Work, que ilumina nosso mercado de trabalho, revela melhores práticas e premia bons exemplos, vale conhecer a lista das empresas em que os deficientes têm mais oportunidades. E se perguntar: porque as duas listas são tão diferentes?
 
Talvez o bom trabalho da Great Place to Work possa melhorar ainda mais, dando um peso maior para as empresas que fazem mais para contratar, treinar e promover pessoas com deficiência. Essas empresas merecem nossos aplausos e apoio.
 
Podem também merecer nossas críticas, em outros quesitos. Mas uma sociedade é tão mais avançada, quanto melhor ela trata seus integrantes mais frágeis. Vale para o poder público, vale para o setor privado.
 
O Brasil, tão rico, tão avançado em tantas áreas, segue muito atrasado em seus indicadores sociais, em sua desigualdade, na maneira como lidamos com os diferentes e os que precisam de uma mãozinha, um braço amigo da sociedade. Mudar o ambiente em que trabalhamos é um passo fundamental para as pessoas com deficiência terem o que todos precisamos e merecemos: uma chance. Essas empresas estão fazendo a parte delas. E a sua?
 
Aqui está a lista das Melhores Empresas Para Trabalhadores com Deficiência:
 
VENCEDORES 2016
1. CATERPILLAR
2. SENAC-SP
3. ACCENTURE DO BRASIL
 
15 FINALISTAS DE GRANDES EMPRESAS:
1. ACCENTURE
2. ARCOS DOURADOS (MC DONALDS)
3. BANCO CITIBANK
4. CATERPILLAR
5. CS BRASIL TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E SERVIÇOS
6. EATON
7. HEWLETT-PACKARD BRASIL
8. HP BRASIL
9. IBM BRASI
10. JONES LANG LASALLE
11. JSL
12. MAPFRE
13. NOVARTIS
14. SÃO MARTINHO
15. SENAC
 
5 CASES GRANDES EMPRESAS:
1. SEBRAE-SP
2. BRADESCO
3. NATURA
4. MONSANTO
5. ERNST YOUNG
 
PEQUENA E MICRO EMPRESA
1. LEÃO TROCA DE ÓLEO EMPREENDEDORES COM DEFICIÊNCIA
1. EDISON JOSE FERREIRA – HOSPTRONICA
2. MIRELA CAMILO ADERUPOKO – ADERUPOKO E CAMILO COMERCIO E SERVIÇO
3. RICARDO NOBORU SHIMOSAKAI