Precisão, excelente mira, estratégia e paciência. Esses são os requisitos fundamentais pra quem quer se aventurar no mundo da bocha. O esporte também pode ser uma ótima forma de distração, movimentando o corpo e a mente.

O local em que se pratica o esporte é chamado de “cancha”, com 26,50m de comprimento e 4m de largura. A bocha deve ser jogada com no mínimo duas pessoas se enfrentando diretamente, ou equipes de até quatro jogadores. O jogo consiste em lançar bolas para que se aproximem do bolim. Ganha quem fizer primeiro 15 pontos. Apesar de popular entre os idosos, o esporte vem ganhando força entre os jovens que, inclusive, são a maioria nos campeonatos.

Sua origem ainda é incerta. Alguns historiadores afirmam que a modalidade remonta um jogo praticado no antigo Egito e Grécia, em que eram usados objetos esféricos, pedras arredondadas. Outros concluem que o esporte tem suas origens na Itália, ainda com o Império Romano, praticado com o nome de “boccie”.

O jogo foi trazido para a América do Sul pelos imigrantes italianos, primeiro para a Argentina e mais tarde para outros países. São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram os pioneiros desta modalidade no Brasil. Em 1964, foi realizado em São Paulo o primeiro Campeonato Brasileiro de Bocha, tendo como participantes os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A equipe gaúcha levou o troféu pra casa.

Mas, o primeiro Campeonato Mundial de Bocha só foi conquistado pela equipe brasileira em 2006, em Montenegro, no estado do Rio Grande do Sul, deixando para trás os italianos. Um dos integrantes da equipe campeã brasileira foi Rubens Barrichelo, avô do piloto de Fórmula 1, Rubinho Barrichello. Hoje, grandes clubes do país como Corinthians, Cruzeiro e Palmeiras têm equipes que competem nesta modalidade.

Nos centros esportivos municipais, de norte a sul da capital paulistana, também é possível praticar o esporte. Onze clubes contam com canchas de bocha específicas para a prática esportiva, como o CE Jardim São Paulo, que retratamos nas fotos para esta matéria. Confira quais são os locais para praticar a bocha no link.

Lista de clubes municipais com canchas, para a prática do esporte

ZONA LESTE

CE Brigadeiro Eduardo Gomes (CE Tatuapé)
Monte Serrat, 230 – Tatuapé
Fone: 2097-7435

CE Salim Farah Maluf (Mooca)
Rua Taquari, 635 – Mooca
Fone: 2694-7668

CE Luiz Martinez (CE Tiquatira)
Av. Governador Carvalho Pinto, 02 – Tiquatira
Fone: 2958-9705

ZONA OESTE

CE Solange Nunes Ribas (CE Butantã)
Rua Hernani da G. Correa, 367 – Butantã/INOCOOP
Fone: 3721-5711

CE Geraldo José de Almeida (CE Pirituba)
Av. Agenor Couto de Magalhães,32 – Pirituba

ZONA NORTE

CE Thomaz Mazzoni (CE Vila Maria)
Praça Jânio da Silva Quadros, 150
Tel: 5574-8760

CE  Aurélio Campos (CE Freguesia do Ó)
Rua Jacutiba,167 – Freguesia do Ó
Fone: 3975-7569

CE Alfredo Inácio Trindade (CE Jardim São Paulo)
Rua Viri, 425 – Jd. São Paulo
Fone: 2973-5390

ZONA SUL

CE Joerg Bruder (CE Santo Amaro)
Avenida Padre José Maria, 555 – Santo Amaro
Fone: 5687-6340

Balneário Princesa Isabel (CE Vila Carioca)
Rua Campante, 100 – Vila Carioca

CENTRO

CE Rubens Pecce Lordello ( CE Cambuci) 
Avenida Lins de Vasconcelos, 804 – Cambuci
Fone: 3209-0995

Source: Onde praticar bocha? | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | Prefeitura da Cidade de São Paulo