Noticiamos frequentes histórias de crianças que encontraram nos animais um elo insubstituível. Há inúmeros casos de pequenos com alguma limitação de desenvolvimento que melhoraram depois de fortalecerem seus laços afetivos com os pets – a ciência comprova até que a relação com bichos pode fortalecer o sistema imunológico das crianças e reduzir as chances de doenças respiratórias.
 
A garotinha inglesa Amber encontrou um animal inusitado para chamar de melhor amigo: um burrinho chamado Shock. Depois de sofrer maus tratos e de ser encontrado machucado, o bichinho encontrou foi levado para o The Donkey Sanctuary, na Inglaterra, uma organização especializada na acolhida de animais em situação de abuso e negligência, que os capacita para o uso terapêutico. Lá, ele conheceu sua nova amiga.
Na época, Amber era completamente desprovida de linguagem verbal, não pronunciava uma palavra sequer. Isso porque, quando nasceu, a menina passou por uma cirurgia que cortou o fluxo de ar de suas cordas vocais, tornando-a muda. Além disso, ela tem paralisia cerebral, o que também dificulta seus movimentos.
 
Em entrevista ao site The Dodo, Austwick, mãe de Amber, conta que o vínculo afetivo entre a pequena e o burrinho foi crucial para o tratamento. “Foi bastante imediato ver que eles tinham um vínculo juntos, como eles eram ambos tão gentis um com o outro”, relembra.
Graças à interação com o animal, os músculos de Amber ganharam força, e ela foi aos poucos desenvolvendo a capacidade da fala. As primeiras palavras dela foram “Eu te amo, Socky”.
“Foi um momento de tanto orgulho e, claro, um enorme alívio saber que ela podia sim falar”, lembra a mãe na entrevista. “Eu diria que eles se curaram”.
As fotos mostram o amor entre os dois: