Antigamente, as pessoas com deficiência viviam dentro de suas casas e não faziam parte da sociedade. Pouco a pouco as coisas foram melhorando e hoje já vemos alguns desfiles de moda inclusiva, concursos de “Miss e Mister Cadeirante” e até alguns artistas com deficiência em novelas.

É claro que tudo isso é super válido, pois só assim a sociedade começou a enxergar e perceber que pessoas com deficiência também existem e também devem ser incluídas em tudo. Mas, até quando uma atriz com nanismo só vai participar de uma novela para falar sobre sua deficiência? Será que nunca teremos uma pessoa com deficiência participando de uma desfile de moda junto com outras pessoas sem deficiência de forma natural?

Para minha alegria, essa semana tive a grande surpresa ao assistir a propaganda de Natal da Sadia. E para evitar spoiler, convido você para assistir:

 
 

Entendeu o motivo que gostei tanto dessa propaganda? Porque ela trás uma menina com síndrome de down, mas não para falar sobre sua deficiência, e sim para mostrar que ela é uma criança como qualquer outra e deve ser tratada como qualquer outra.

É claro que eu gostaria que esse tipo de inclusão, a qual eu tanto sonho, já fosse realidade e eu nem precisasse escrever este post sobre isso. Porém, acredito que é importante compartilhar este sentimento com todos pois só assim conquistaremos a inclusão de verdade: onde ninguém é “especial”, mas todo mundo igual!

Source: Propaganda de Natal da Sadia – A verdadeira inclusão – Cantinho dos Cadeirantes