Do UOL, em São Paulo
 
Happyxel/Divulgação
Crianças com deficiências viram super-heróis em ensaio fotográfico
Crianças com deficiências viram super-heróis em ensaio fotográfico
 
Para revelar a força interior de crianças com deficiência, um grupo de universitários da Unifei (Universidade Federal de Itajubá) transformou os alunos de uma escola especial do sul de Minas Gerais em seus super-heróis favoritos,criando uma verdadeira Liga da Justiça.
 
                                    Happyxel/Divulgação
                                          
 
O projeto batizado de “Happyxel” foi inspirado no trabalho do fotógrafo norte-americano Josh Rossi, que fez a transformação com crianças com doenças graves em fase terminal. “A ideia foi replicar essa proposta com crianças com deficiências, para que elas nunca se sintam diminuídas por isso”, disse Cleber Gonçalves Jr., professor da universidade, que foi convidado pelos alunos a fazer parte da equipe.
 
Foram cogitadas algumas instituições da região para aplicar esse trabalho, mas a escolhida mesmo foi a Escola Estadual de Educação Especial Novo Tempo, onde 90% dos alunos possuem algum tipo de deficiência.São crianças de 6 a 12 anos com deficiências intelectuais, autismo, hiperatividade, deficiência no processamento de informações, deficiência auditiva e síndrome de Down.
 
Happyxel/Divulgação
 
 
Ao todo, 11 dessas crianças foram fotografadas fantasiados de super-heróis de histórias em quadrinhos e do cinema –Homem-Aranha, Lanterna Verde, Flash, Super-Homem, Batman, Capitão América e até o vilão Darth Vader, entre outros E, com a mágica da edição, o ensaio fotográfico foi transformado em pôsteres e entregue de presente para as crianças ao final do projeto.
 
“Foi extremamente gratificante ver a reação delas ao receberem o presente. Algumas chegaram a questionar: ‘sou eu mesmo?’ Todas elas receberam a pôster com um sorriso imenso.Era muita alegria expressa também no olhar”, comenta Gonçalves Jr., que fez as fotos juntos com os estudantes Murilo Buscariolo e Leonardo Santos.
 
A iniciativa foi resultado de um projeto de empreendedorismo social, que contou com a participação de 9 alunos dos cursos de engenharia mecânica, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia aeronáutica, química e ciência da computação, além do professor convidado.