Programa do Porchat e turismo acessível.

por Ricardo Shimosakai
 
Programa do Porchat e turismo acessível. O Programa entrevistou três pessoas com deficiência para contar suas histórias. Mellina Reis, cega uauária de cão-guia e tem um blog chamado “4 patas pelo mundo”. Geraldo Magela (humorista cego) e Kakinho (humorista com Poliomielite), fazem uma dupla na peça chamada “Cegos, mancos e loucos”. “Eu sempre gostei de viajar, eu sempre viajei muito com meus pais, e depois que eu perdi a visão eu parei um pouco, por um pouco de receio e a chegada da Hilary (cão-guia) me incentivou a seguir em frente e continuar viajando”, disse Mellina.
 
Programa do Porchat e turismo acessível. Experiências.
 
Melina disse que em sua primeira viagem sozinha com Hilary, para Curitiba, a mais marcante por enquanto, aconteceu um fato engraçado, para não dizer um “mico”. Melina gosta de fotografar e filmar, para colocar as novidades em seu canal do YouTube. Ela faz um passeio de trem, e o guia foi descrevendo as atrações: “à sua esquerda a atração tal, à sua direita a atração tal”, mas só depois ela percebeu que estava sentada de costas e tirando fotos do lado invertido ao que era indicado pelo guia! Fábio Porchat viu uma foto de Melina em Paris, e perguntou se tinha graça visitar a Torre Eiffel, se ela não podia enxergar. Melina disse que a graça estava no glamour do local.
 
Dai Magela, que não perde uma piada, comentou que quando foi a Paris, foi enganado: “Eles me cobraram 50 dólares e disseram que de cima da Torre Eiffel dava pra ver a cidade inteira, e eu não vi nada!”. Kakinho comentou em seguida, que muitas vezes prefere viajar de carro por medo de não encontrar estrutura de acessibilidade no destino. “Eu chego lá de avião, e no aeroporto já estou perdido e não tem para onde ir. E já de carro não, eu me sinto no meu domínio, ali eu controlo, pelo menos já tem onde dormir no banco de trás”, comentou. Mas assista aos vídeos abaixo para ver a entrevista na íntegra e com mais emoção.
 


Fonte: turismoadaptado.com.br