Ex-ginasta visita competição em São Paulo e recarrega energias para fisioterapia
 
Por Marcos Guerra, São Paulo
 
Lais se inspira em atletas da Paralimpíada Escolar: “Dá vontade de competir”
 
Os jovens atletas se juntam para tirar fotos com Lais Souza. A ex-ginasta e ex-esquiadora é um exemplo de garra para os alunos na Paralimpíada Escolar, em São Paulo. Mas é ela quem se inspira na garra dos pequenos atletas para continuar treinando duro em seu tratamento para melhorar a sensibilidade e o movimento do corpo quase quatro anos depois do acidente que a deixou tetraplégica. Lais até considera voltar para o esporte.
 
– Dá vontade de competir. Sou bastante competitiva. Ver a garra da galera, ver um torcendo pelos outros, isso me dá lembrança do que eu fui. É bacana. Me enche de orgulho ver o cara que às vezes não tem movimento algum e está tentando ganhar medalha, se esforçando. Eles são muito mais inspiração para mim do que eu para eles, mas está valendo. Para mim é gratificante ouvir isso. Fico firme para meus treinamentos. Para uma melhora. A gente vai seguindo. Quem sabe eu volte para o esporte? Estou traçando alguns planos para conseguir colocar mais alguma coisa no meu dia a dia – disse Lais.
 
Lais Souza marcopu presença nos Jogos Paralímpicos Escolares em São Paulo (Foto: Marcos Guerra)
Lais Souza marcopu presença nos Jogos Paralímpicos Escolares em São Paulo (Foto: Marcos Guerra)
 
A ex-ginasta foi convidada a comparecer à competição escolar no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo. É o primeiro contato dela com o esporte paralímpico desde a Paralimpíada do Rio de Janeiro, quando até experimentou jogar bocha. A modalidade é uma das poucas adaptadas para pessoas tetraplégicas e é uma opção para Lais voltar ao esporte. Um plano que é para um futuro. No momento, apenas a rotina é de atleta, com treinos de fisioterapia que ela divulga nas redes sociais, inclusive de pé, com ajuda de um suporte.
 
– É bem parecido com de atleta. Eu tenho algumas horas de treino para fazer, tenho que me alimentar bem, pensar como vai ficar minha massa muscular, comer proteína depois do treino. Minha vida ainda está de atleta. Vou continuar com a fisioterapia, firme. Estou ficando em pé todo dia para que eu melhore na pressão arterial, na minha saúde em particular.
 
Inspiração por sua força de vontade, Lais trabalha dando palestras motivacionais. Ela também começou a cursar psicologia neste ano.
 
A Paralimpíada Escolar do Brasil é a maior competição escolar paralímpica do mundo, com mais de 900 atletas disputando 10 modalidades: atletismo, natação, judô, bocha, basquete em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, futebol de 5, futebol de 7 e goallball.