Avaliação de sites

Vantagens em ter um site acessível

· Você pode ter mais pessoas acessando suas informações ou serviços.

· Seu website estará adaptado a diferentes tipos de conexão como, por exemplo, navegadores mais antigos, computadores menos potentes ou sem mouse, etc.

· Seu website estará dentro dos princípios de acessibilidade preconizados pela lei federal de acessibilidade (Lei no. 10 098, de 19 de dezembro de 2000), que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências.

· Ao ter mais acessos, seu website garantirá a adesão dessa comunidade e simpatizantes, e atrairá mais anunciantes.

Esclarecendo dúvidas

É fácil tornar meu website acessível, depois de construído?

. Após uma avaliação criteriosa, a Acessibilidade Brasil recomendará as alterações necessárias para torná-lo acessível, quanto à navegação, cores e, se possível, na construção dos textos, o que facilitará em muito o trabalho de adequação das páginas.

Como será feita essa avaliação?

. A avaliação será feita considerando as diversas prioridades preconizadas pelo W3C.

Você poderá avaliar seu site com o “da Silva”

Trata-se de um programa de computador construído pela Acessibilidade Brasil – segundo os princípios do W3C/WAI – que funciona no nosso idioma e também em inglês e no português de Portugal. Ao ser acionado, ele “lê” o site e acusa erros como, por exemplo, um link sem texto ou qualquer outro elemento fora das regras de acessibilidade.

O “da Silva” ajuda na construção e manutenção do site, assim como na avaliação de páginas, a qualquer momento. É, também, um recurso de orientação para os administradores de sites que querem facilitar o acesso à rede, em situações que exigem a criação de programas e informações flexíveis e meios que favoreçam o acesso intuitivo.

É o que deve ser proporcionado tanto às pessoas portadoras de deficiência quanto às que apresentam dificuldades como a baixa escolarização, a idade avançada e a pouca familiaridade com o computador, ou usam computadores antigos.

O “da Silva” está previsto em duas versões: Desktop, para ser instalada no programa Windows – ainda não implantada – e Web, que pode ser usada em qualquer navegador – já disponibilizada nesse site. Basta digitar a URL (endereço do site), o programa avalia as páginas gerando um relatório dividido em 3 Prioridades e links relacionados. Apoiado em uma base de dados, faz sua avaliação.

Para acesso à versão Web do “da Silva”, basta clicar no link Avaliador OnLine e fazer o seu cadastro. No futuro, esse novo programa estará disponível em outros idiomas.

Qualquer dificuldade no acesso ao novo avaliador pode ser esclarecida por meio de mailto: dasilva@acessobrasil.org.br

Source: Avaliação de sites – Acessibilidade Brasil