Domingo (3) foi o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. Filme está em cartaz na Casa de Cultura Mário Quintana até quarta (6).
 
Por G1 RS
 
Resultado de imagem para JA Ideias: presidente da FADERGS fala sobre inclusão de deficientes e acessibilidade
Documentário ‘Todos’ busca discutir inclusão de deficientes na sociedade
 
Um documentário em cartaz em Porto Alegre aborda os obstáculos enfrentados no dia a dia por quem tem algum tipo de deficiência. Há 25 anos, o dia 3 de dezembro foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
 
Click AQUI para ver os vídeos
 
Tornar as cidades mais acessíveis é um desafio para as prefeituras. Um desnível na calçada, por exemplo, pode até passar despercebido, mas também pode se transformar em um grande problema para parte da população.
 
“Eu sou quase um estrangeiro dentro da minha própria cidade, quase como um estranho. O meio me é hostil, na medida em que eu estou sempre tentando passar os obstáculos que são impostos pela falta de acessibilidade de Porto Alegre”, afirma Felipe Mianes, doutor em Educação que virou personagem do documentário “Todos”.
 
Ator do filme 'Todos' mostra dificuldades de andar nas ruas de Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)
Ator do filme ‘Todos’ mostra dificuldades de andar nas ruas de Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)
 
A ideia de discutir acessibilidade nas telas do cinema surgiu com a dupla de diretores Luiz Alberto Cassol e Marilaine da Costa.
 
“Com essa vida corrida que a gente tem, as pessoas não se dão conta de olhar pra isso, de pensar isso. O filme mostra que somos diferentes e temos ritmos diferentes de fazer as coisas e as pessoas com deficiência tem limitações, mas que não as incapacitam para estudar, trabalhar ou para as coisas da vida”, explica a diretora.
 
“O filme buscou entrevistas com pessoas especialistas no assunto, trazendo essa abordagem, mas fazendo com que todos pensem a respeito. Para que todos possam usufruir seja do que for, arte, cultura, cada um da sua maneira, mas que haja essa possibilidade”, completa ele.
 
O documentário é exibido com audiodescrição, para pessoas com deficiência visual, e ainda com recursos de libras e legendas para quem não pode ouvir.
 
“Não é só colocar uma rampa, é muito mais que isso. A gente realmente precisa refletir o que é inclusão e como fazer essa inclusão”, diz Cassol.
 
“Todos” está em cartaz na sala de cinema Eduardo Hirtz, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), na capital.
 
As últimas sessões do documentário acontecem nesta terça (5) e quarta-feira (6), às 19h15. Os ingressos custam R$ 12, com desconto de 50% para estudantes, idosos e clientes do Banrisul.
 
Resultado de imagem para JA Ideias: presidente da FADERGS fala sobre inclusão de deficientes e acessibilidade
JA Ideias: presidente da FADERGS fala sobre inclusão de deficientes e acessibilidade
 
Fonte: g1.globo.com