A Proteste publicou um relatório comparativo entre mais de 100 aparelhos para descobrir quais são os melhores modelos para os idosos

Algumas pessoas precisam de smartphones com algumas configurações especiais, como o aumento de letras para facilitar a leitura, layouts mais simples e iluminação mais forte. Pensando nisso, a Proteste –Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, publicou um relatório comparativo entre mais de 100 aparelhos para descobrir quais são os melhores modelos para os idosos e pessoas com deficiência.

Os smartphones escolhidos para a avaliação contam como modo de acessibilidade e oferecem diferentes formas de adaptação para quem precisa de necessidades especiais, e são das marcas Samsung, LG, Apple e Motorola.

Dos dispositivos avaliados, apenas os da LG e da Samsung oferecem a configuração de acessibilidade logo no início, assim que o aparelho sai da caixa. Além disso, eles ainda se destacam por contarem com divisões de necessidades, como visão e audição.

A Apple e a Motorola não se destacam tanto na pesquisa. Segundo a Proteste, além de não oferecerem a possibilidade de configuração logo no início, a Apple exige mais tempo e conhecimento prévio para o ajuste inicial, e a Motorola possui recursos e funcionalidades inferiores aos de outros modelos testados.

Modelos ideais

A Proteste recomenda, após os testes, os seguintes modelos da Samsung e LG:

Samsung Galaxy S7 (32GB)

Samsung Galaxy A5 (2017)

LG G5 SE

LG K10 Power Dual

LG Q6

Samsung Galaxy J7 Prime

De acordo com a pesquisa, esses aparelhos não só são mais acessíveis, como também contam com boas avaliações de qualidade, como ergonomia, facilidade de efetuar ligação, navegação via GPS, câmera e vídeo, entre outros.

* Com informações da Proteste

Fonte: Canal Tech