Um aplicativo desenvolvido na Universidade Federal do Pará ajuda deficientes visuais a identificar os ônibus antes de eles embarcarem. O objetivo é contribuir para a inclusão social e aumentar a autonomia de pessoas com deficiências visuais. O Bus ID, como foi chamado o aplicativo, foi desenvolvido quando os idealizadores do projeto perceberam a carência de ferramentas na área de tecnologia assistiva.

O aplicativo identifica a linha do ônibus por meio da câmera do celular e fala em voz alta para o usuário. Para isso, o número identificador da linha do ônibus deve estar visível e o usuário precisa estar a uma distância menor que 10 metros. A base de dados já conta com cerca de 98% de todos os ônibus da Região Metropolitana de Belém.

Ao abrir o BusID, o usuário escuta uma voz dizendo “Olá” e é levado à tela principal do aplicativo, que mostra a imagem da câmera. Quando nessa imagem houver um ônibus com código visível, o app diz a linha do ônibus, automaticamente, sem precisar de nenhum toque na tela ou botão, e sem a necessidade de conexão com a internet. Se outro ônibus surgir na imagem, o BusID também dirá a linha desse outro ônibus.

O aplicativo é gratuito para o sistema android.

Nas próximas atualizações, vão ser adicionadas à base de dados todas as linhas de ônibus da Região Metropolitana de Belém com as letras, e não somente os números. O aplicativo também prevê lançamento da versão para o Iphone e opções para outras cidades do país.

Source: Aplicativo da UFPA ajuda deficientes visuais no uso de transporte público | EBC Rádios