A garota tem Síndrome de Usher, doença genética que leva à perda de visão e audição
 
brinquedo braile cegueira (Foto: Reprodução/Memories for Becca)
Becca Lacourse se diverte com brinquedo criado pelo pai (Foto: Reprodução/Memories for Becca)
 
Por Crescer online
 
Não há nada que fique entre o amor de um pai por seu filho, como provou o pai de uma criança com Síndrome de Usher, de Massachusetts (Estados Unidos). Quando descobriram que a pequena Becca perderia a visão e audição por conta da agressiva doença genética, seus pais, Jake e Beth Lacourse se puseram a pensar em formas de preparar a filha para sua futura realidade.
 
Foi então que Jake criou um brinquedo que ensina braile às crianças, como relata em seu blog pessoal, Memories For Rebecca. O BecDot, como foi batizado, traz quatro células braile que reagem a pequenos objetos pré-programados, soletrando seu nome.
 
Apesar de tê-lo criado com a intenção de ajudar a filha, Jake logo percebeu que o brinquedo poderia ser uma ferramenta poderosa na educação de inúmeras crianças com deficiência visual. Mas torná-lo acessível não foi uma tarefa fácil.
 
“O maior desafio ao criar esse dispositivo foi que seu custo fosse baixo […] Quero dizer, quem quer dar um dispositivo de mil dólares (cerca de 3200 reais) para uma criança de três anos? Depois de muito esforço, encontrei um projeto que poderia levá-lo ao mercado por 100 dólares (320 reais), permitindo que famílias, cuidadores e educadores pudessem comprá-lo”, contou em uma de suas postagens.
 
Com o produto, Jake procura deixar também uma mensagem à sociedade: “É muito importante para nós que as crianças com deficiência visual tenham as ferramentas de que precisam para ter sucesso. A taxa de desemprego dos cegos e deficientes visuais precisa ser drasticamente reduzida, e nós amamos mais que tudo ter um pequeno papel em fazer isso acontecer.”