A segunda edição do Carnaval da Interação teve como tema “Alegria e Respeito à Diversidade”. O evento aconteceu na Praça da Bandeira, nesta sexta-feira (02.02). A festa reuniu crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência, formando uma grande festa de interação.

O Carnaval da Interação é uma iniciativa da Prefeitura do Moreno, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que visa incentivar a interação e a qualidade de vida, destacando a importância e o respeito aos idosos e deficientes no município. “É muito importante e lindo ver a praça repleta de foliões, cada um brincando o carnaval da sua maneira, esse contato é de extrema importância para todos nós, esse é um momento de reunir a população em uma festa de interação de todos”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Vera Letícia.

O Bloco Me Segura Se Não Eu Caio, Boi Mimoso e Maracatu da APBB levaram alegria para todos os foliões, criando uma festa popular e com tradições da nossa cultura. “Esse é um carnaval com musicas da nossa cultura, cultivando os grupos que possuem todo um trabalho que alia o trabalho cultural, com o social”, afirma o coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Moreno, João Batista do Espírito Santo.

Os morenenses puderam contar com um espaço apropriado para todas as idades, a Praça da Bandeira estava estruturada para receber as crianças e idosos. Além disso, teve um espaço de pintura carnavalesca para as crianças e muito frevo. “Ano passado eu trouxe minhas netas e quando soube que teríamos novamente fiquei muito feliz, aqui posso deixar minhas a vontade, pois tem segurança e revivo os carnavais de antigamente, sem violência, todos brincando e em um ambiente familiar”, relata a dona de casa, Maria José.

O coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Moreno, João Batista também detalhou o que é o Carnaval da Interação. “A questão de fazer a interação existe um conjunto de público que por conta da sua faixa etária, da sua limitação do corpo ele não consegue brincar o carnaval, nosso evento é um pouco disso de juntar os idosos, as pessoas com deficiência e crianças”, João Batista do Espírito Santo.

A coordenadora de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, Elza Mota comemorou e explicou o tema do segundo ano do Carnaval da Interação. “Entendemos que essa festa de momo é um evento mais democrático do mundo, então esse momento tem o objetivo de oportunizar as pessoas ocuparem a praça, dançar, brincar e expressar a sua alegria. E o tema desse ano é respeito a diversidade, onde precisamos respeitar a diversidade humana”, explicou Elza.

POR: NAYHARA NUNES

FOTO: OHANA CHAGAS

Source: Foliões se divertem no segundo ano do Carnaval da Interação