Postado por Leon Carelli 

 

Neto do homem mais rico do mundo na época, John Paul Getty III pas­sou meses sendo torturado e es­pancado até que o resgate fosse negociado. Três da madrugada do dia 10 de julho de 1973. Getty III tinha 16 anos, e foi sequestra­do na Piazza Farnese, em Roma. Ele foi vendado, transportado e aprisionado em uma monta­nha escondida Calábria, no sul da Itália. Uma nota de resgate foi escrita, e exigia de seu avô, o homem mais rico do mun­do na época, 17 milhões de dó­lares (mais de 300 milhões de reais, em valores atualizados). Ao contrário do que os seques­tradores esperavam, John Paul Getty, um magnata do petró­leo, se recusou a pagar o resga­te do neto, que nunca superou os traumas e teve uma overdose nos anos 1980 que o deixou te­traplégico até o fim da vida.

Quem conta essa história é E. L. Hamilton, colaborador do site The Vintage News. “Quando os gangsters italianos abduziram o neto do homem mais rico do mundo, pensaram ter faturado facilmente uma fortuna. O que eles não imaginavam era a pro­fundidade da maldade de J. Paul Getty”, conta. “O bilionário ba­rão do petróleo instantaneamen­te se recusou a pagar a quantia pedida pela vida do neto. Ele dis­se: ‘Eu tenho outros 14 netos, se eu pagar um centavo agora, terei outros 14 netos sequestrados’”. Quando a carta dos sequestrado­res chegou, alguns membros da família suspeitaram se tratar de uma brincadeira, pois Getty III costumava fazer frequentemen­te a piada de que um dia forjaria o próprio sequestro para extrair dinheiro do avô bilionário.

 

A história, na época, foi bas­tante reproduzida pela mídia da época, e em 2017 tornou-se en­redo para um filme indicado a vários prêmios. “Esse conto ex­tremamente sórdido de ganân­cia e infortúnio nos anos 1970 – que se reproduziu em vários jor­nais – foi revisitado recentemen­te no filme All the Money in the World, estrelado por Christopher Plummer (como J. Paul Getty) e Charlie Plummer (que não tem relação com o veterano apesar do sobrenome) como seu neto. Christopher Plummer, que substi­tuiu de última hora Kevin Spacey, envolvido em escândalos, rece­beu uma indicação ao Oscar, tor­nando-se aos 88 anos o mais velho candidato à estatueta de todos os tempos”. O longa-metragem rece­beu ainda três indicações ao prê­mio Globo de Ouro.

J. Paul Getty III em 2003, tetraplégico em virtude de uma overdose que sofreu em 1981

J. Paul Getty, fundador da Getty Oil – o homem mais rico do mundo nos anos 1970

J. Paul Getty III após o resgate – ele teve a orelha direita cortada pelos sequestradores

NEGOCIAÇÃO

A vida de Getty III só foi salva após uma enorme barganha que se prolongou por mais de 100 dias, como conta Hamilton. “Depois de cinco meses, Getty concordou re­lutantemente em contribuir com o dinheiro para um resgate redu­zido – e em emprestar o restante com uma taxa de juros de 4% aos pais do garoto. Isso tudo somente depois de os gangsters terem cor­tado fora a orelha do neto e envia­do por correio dentro de um jor­nal”. Na época, Getty III vivia em Roma, e era conhecido como The Golden Hippie (O hippie de ouro). “The long-haired Paul, como era conhecido por seus cabelos lon­gos, levava uma juventude privi­legiada em Roma. Frequentava boates, participava de manifes­tações de esquerda, e vendia pin­turas em uma joalheria artesanal para ganhar dinheiro”.

Apenas dias depois de terem sequestrado Getty III, os gangsters entraram em contato com a mãe do rapaz. “Dois dias depois de te­rem abduzido Paul, os sequestra­dores chamaram sua mãe, Gail Harris, para avisar que estavam com seu filho. Em uma carta, es­crita com colagens de letras de re­vista, a máfia exigia 17 milhões de dólares (valor da época) para li­bertá-lo. Junto com a carta, uma mensagem do próprio Paul, que dizia ‘Querida mãe, estou sob o poder de sequestradores desde se­gunda-feira, por favor, não me dei­xe morrer’”. A mãe de Paul, no en­tanto, já havia se divorciado de P. Getty Jr, e a relação com seu ex-so­gro não era das melhores. Quando Paul foi resgatado, o FBI e o gover­no americano já estavam envol­vidos, e conseguiram diminuir o valor do resgate para 3 milhões de dólares. Getty pagou 2,2 milhões e emprestou o restante aos pais do garoto com juros de 4%.

CONSEQUÊNCIAS

Permanentemente afetado por seu sequestro, Getty III en­trou em depressão e acabou vi­ciado em álcool e várias drogas nos anos seguintes. Em 1981, ele ingeriu um coquetel feito com álcool, Valium e metadona. A combinação causou falência do fígado e um infarto que dei­xaram-no tetraplégico, parcial­mente cego e impossibilitado de falar. Depois disso, ficou sob os cuidados da mãe. Ele nunca se recuperou, e ficou com vá­rias sequelas que o acompa­nharam até o fim da vida. No dia 5 de fevereiro de 2011, aos 54 anos, Getty III morreu em Wor­msley, na Inglaterra, devido às complicações de suas doenças adquiridas em decorrência da overdose. Seu avô, J. Paul Getty, morreu três anos depois de seu sequestro, aos 83 anos.

O FILME

O filme All The Money in the World estreou nos Estados Uni­dos no dia 25 de dezembro de 2017, e foi produzido ao longo do ano passado com um orçamen­to de cerca de 50 milhões de dó­lares. Foi dirigido por Ridley Scott, e tem no elenco principal Michelle Williams, Christopher Plummer, Mark Wahlberg e Ro­main Duris, e retrata em pouco mais de duas horas os momen­tos mais intensos da negociação do sequestro de John Paul Getty III por mafiosos da Itália em 1973. Recebeu três indicações ao Glo­bo de Ouro (melhor atriz, melhor diretor e melhor ator coadjuvan­te), além da indicação a melhor ator coadjuvante para Chris­topher Plummer, que tem hoje 88 anos. Apenas no dia da estréia, o filme arrecadou quase 3 milhões de dólares em bilheteria.

Christopher Plummer interpreta J. P. Getty, e é a pessoa mais velha a ser indicada ao Oscar
(88 anos)

Ridley Scott, diretor do filme

Source: Dinheiro acima da vida – DM.COM.BR