Resultado de imagem para Bilhete Único Especial para pessoas com deficiênciaDesde o dia 14/10/2006, em razão do Convênio de Integração Tarifária, firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura do Município de São Paulo, o Bilhete Único Especial – Pessoa com Deficiência, emitido pela SPTrans foi unificado para utilização no Sistema de Transportes Coletivo Urbano do Município de São Paulo e no Sistema Metroferroviário (Metrô e CPTM).

O Bilhete Único Especial para Pessoas com Deficiência é aceito em todas as estações do Metrô.

Os interessados em obter o bilhete devem procurar o Posto de Atendimento do Metrô na Estação Marechal Deodoro, de segunda a sexta-feira exceto feriados e pontes de feriados, das 8h30 às 16h00, ou da CPTM na Estação Palmeiras-Barra Funda, de segunda a sexta-feira exceto feriados e pontes de feriados, das 8h00 às 17h00, ou nas seguintes Subprefeituras:

  • 1

    Aricanduva

    R. Eponina, 82 – Vila Carrão
    Tel.: 2294-0988

  • 3

    Capela do Socorro

    Rua Cassiano dos Santos, 499
    Tel.: 5666-9688

  • 5

    Freguesia do Ó

    R. João Marcelino Branco, 95
    Tel.: 3984-2576

  • 7

    Lapa

    R. Guaicurus, 1.000
    Tel.: 3801-4126

  • 9

    Perus

    R. Ylídio Figueiredo, 349
    Tel.: 3918-4467

  • 11

    São Mateus

    Av. Ragueb Chohfi, 1.400
    Tel.: 6962-2118

  • 13

    Vila Mariana

    R. José de Magalhães, 450
    Tel.: 5549-3678

  • 2

    Butantã

    R. Ulpiano da Costa Manso, 201
    Tel.: 3739-4978

  • 4

    Campo Limpo

    R. N.S. do Bom Conselho, 51
    Tel.: 5513-6201

  • 6

    Itaquera

    R. Gregório Ramalho, 103
    Tel.: 6944-7983

  • 8

    Penha

    R. Candapuí, 492
    Tel.: 6958-3125

  • 10

    Santana

    Av. Tucuruvi, 808
    Tel.: 6982-0150

  • 12

    São Miguel

    R. Ana Flora Pinheiro de Souza, 76
    Tel.: 6297-0634

  • 14

    Terminal Santo Amaro

    Av. Padre José Maria, 400
    Tel.: 5685-7071

  • 15

    Sé II (Shopping Light)

    R. Xavier de Toledo, 23 – 1º Piso – Lojas 16 e 17 – Tel.: 3237-4473

Documentos necessários (originais e cópias)

  • Carteira de Identidade – RG;
  • Certidão de nascimento, quando menor de idade sem RG;
  • Comprovante de endereço recente, com no máximo seis meses: conta de água, luz, telefone ou outro documento de comprovação;
  • Laudo Médico de Concessão de Isenção Tarifária, fornecido por uma das Unidades de Saúde – Município de São Paulo (US) ou Unidades de Saúde – Região Metropolitana (US).
    • US Centro Oeste
    • US Leste
    • US Norte
    • US Sudeste
    • US Sul
    • Região Metropolitana

Observação: No Posto de Atendimento do Metrô ou CPTM ou nas Subprefeituras o usuário faz o cadastramento e a captação da foto (gratuitos). A documentação é enviada à SPTrans para análise. Caso o requerente tenha direito receberá o Bilhete Único pelo correio, em até 20 dias.

Os deficientes são isentos do pagamento de tarifa, conforme a Decreto Estadual n° 34.753, de 01/04/92 e Resolução Conjunta Secretaria da Saúde e Secretaria de Transportes Metropolitanos vigente, que disciplina as medidas administrativas e operacionais referentes à concessão da isenção no pagamento de tarifas de transporte público coletivo na Região Metropolitana.

Em casos de perda, roubo, extravio ou apreensão do Bilhete Único Especial, o beneficiário deverá entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 156.

Para a renovação do Bilhete Único Especial o usuário deverá apresentar os mesmos documentos (originais e cópias) exigidos para a concessão do benefício.

Caso seja constatada a utilização indevida do Bilhete Único pelo Metrô, CPTM ou SPTrans, o usuário estará sujeito às medidas disciplinares e legais cabíveis.

Source: Bilhete Único Especial | Metrô São Paulo