Ferramenta é voltada a pessoas com deficiência física
 
(foto divulgação)
Aplicativo Open Sesame ajuda pessoas com deficiência (Foto: Divulgação)
Aplicativo OPEN SESAME ajuda pessoas com deficiência
 
Um sistema criado para permitir o controle de jogos de videogame por meio de movimentos da cabeça ou comandos de voz está possibilitando que usuários com deficiência física utilizem smartphones e tablets de forma autônoma.
 
O aplicativo Open Sesame (ou Abre-te Sésamo), criado em Israel pelo empreendedor Oded Ben Dov, da empresa Sesame Enable, ganhou esse novo papel por acaso. Certo dia, após o empresário aparecer em um programa local de televisão falando sobre essa nova tecnologia para o mercado de videogames, um telespectador entrou em contato com ele com uma sugestão. “Não posso mexer meus braços e pernas. Você poderia desenvolver um smartphone que eu tenha condições de utilizar?”
 
O pedido era de Giora Livne, que é hoje vice-presidente de acessibilidade da Sesame Enable. E dali nasceu a ideia da adaptação do aplicativo para esse público. O Open Sesame atenderá a um expressivo mercado mundial de pessoas que sofrem de doenças paralisantes ou degenerativas, como Parkinson e esclerose múltipla.
 
O governo de Maryland, nos Estados Unidos, foi o primeiro a aprovar essa tecnologia durante uma missão de negócios em Israel, em 2016. O Programa de Telecomunicações Acessíveis do Estado realizou uma parceria com a Sesame Enable – que em novembro mudou suas instalações de Israel para Bethesda (em Maryland) – e está investindo em tablets de baixo custo que serão distribuídos à população de baixa renda que sofre com deficiências físicas.
 
Aproximadamente 1,7% da população norte-americana — cerca de 5,4 milhões de pessoas — vive com algum tipo de paralisia, de acordo com a Fundação Reeves. “A falta de conexões sociais é um grande problema para pessoas com deficiências físicas, e o aplicativo permitirá a eles integrarem-se à sociedade e não mais permanecerem isolados em casa”, afirmou Henry S. York, diretor da divisão de reabilitação e ortopedia da Universidade de Maryland.
 
O Open Sesame pode ser baixado em smartphones e tablet com a versão Android 7.0 por cerca de US$ 20 ou adquirido em conjunto com o dispositivo físico, a partir de US$ 1.095.
 
(foto divulgação)
Aplicativo Open Sesame ajuda pessoas com deficiência (Foto: Divulgação)
O governo de Maryland, nos Estados Unidos. foi o primeiro a aprovar a tecnologia