Desde 2009, o espaço expõe mostras temporárias e permanente sobre o movimento e as lutas por direitos e protagonismo das pessoas com deficiência
 
Painel sobre Esportes do Memorial da Inclusão
 
O Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência foi inaugurado em 3 de dezembro de 2009, data que celebra anualmente o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo criou o espaço com mais de 700 imagens com momentos importantes de avanços e conquistas das pessoas com deficiência. Reúne arquivos com recursos acessíveis expostos em cerca de 700 metros quadrados.
 
Coordenado por Elza Ambrosio, o Memorial da Inclusão recebe diariamente o público em geral e também estudantes do ensino público, crianças e jovens que têm a oportunidade de conhecer mais sobre o local, que reúne informações sobre os militantes pelos direitos da pessoa com deficiência, os murais e arquivos com recursos acessíveis.
 
O Memorial está sediado na parte térrea da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, bairro Barra Funda, capital paulista. O espaço está disponível para visitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h, exceto feriados, com entrada franca. Não existem restrições para visitantes; todos podem prestigiar. As visitas são monitoradas, de segunda a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados a partir das 13h, exceto feriados.
 
A coordenadora do Memorial, Elza Ambrosio, apresenta painel a visitantes
 
Por dentro do Memorial
 
O Memorial conta com diversos painéis abordando vários temas: Movimento Social, Reabilitação e Secretaria, os Sentidos da Comunicação, Paradesporto, Linguagens e Direitos. Também há a Sala dos Sentidos, que gera bastante curiosidade em virtude de apresentar aos visitantes experiências sensoriais diversas relacionadas a audição, visão, tato e olfato, como cheiros distintos e barulhos inusitados em plena escuridão. “A Sala dos Sentidos é uma oportunidade de reflexão e debate sobre os sentidos humanos; de como utilizamos todos os sentidos não apenas para construir o conhecimento ao longo da vida, como também para a comunicação entre os indivíduos”, explica a coordenadora.
 
Há possibilidade também de conhecer o Memorial da Inclusão por meio de tour virtual. O site, em 3D, apresenta mapa do local e a possibilidade de acompanhar o acervo e sua estrutura.
 
O Memorial também recebe exposições temporárias que percorrem caminhos inclusivos. Atualmente, “Criação e Movimento: experiência corporal através de elásticos”, organizada pela Cia de Rodas para o Ar está em cartaz. O projeto teve início em 2015 e a exposição ficará disponível no Memorial da Inclusão até o dia 28 de novembro.
 
Lançamento do Memorial da Inclusão, em 2009, pela Secretária, Dra. Linamara Battistella
 
Pessoas interessadas em trazer exposições no Memorial da Inclusão precisam ficar atentas ao site, pois o processo de inscrição ocorre anualmente no endereço virtual, desde que atendam a proposta da exposição ter relação com a pessoa com deficiência, bem como agregar recursos acessíveis para que todos possam prestigiar.
 
Memorial Itinerante
 
O Memorial da Inclusão, por meio de suas exposições itinerantes, passa por vários municípios do estado de São Paulo, disseminando momentos históricos de luta das pessoas com deficiência. A ideia é que todos, de fato, possam prestigiar a mostra do acervo original exposto na capital paulista.
 
Vários municípios do estado de São Paulo já receberam a exposição itinerante do Memorial, dentre os quais: Mogi das Cruzes, Jundiaí, Araçatuba, Barretos Cruzeiro e São Carlos, entre outros. As apresentações já realizadas são: “Exposição sobre o movimento social das pessoas com deficiência” e a “História das Paralimpíadas”.
 
A exposição “Grandes Nomes, Grandes Feitos”, em Barretos, é a mais recente, relatando sobre personalidades com deficiência. Com recursos acessíveis, é possível prestigiar, por exemplo, a “Ode à Alegria”, da 9ª Sinfonia de Beethoven, por meio de um display. Beethoven apresentava deficiência auditiva quando compôs essa e outras sinfonias.
 
Pensando na adequação do local, o Memorial já disponibilizou exposições nas versões: retrátil, menor e maior. O representante do município interessado precisa entrar em contato com o Memorial da Inclusão com o intuito de checar a disponibilidade para receber a exposição itinerante.
 
Visitantes ouvem a história das pessoas com deficiência pelo corpo técnico do Memorial
 
Virada Inclusiva, ação do Memorial: fim de semana com lazer e inclusão
 
Iniciada em 2010, a Virada Inclusiva é uma ação coordenada pelo Memorial da Inclusão para comemorar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 3/12. Em geral, a Virada ocorre no fim de semana próximo a esta data. Incentiva e possibilita que pessoas com e sem deficiência possam estar juntas em ações inclusivas nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, estações de metrô, e todos os espaços possíveis. Conta com o apoio da Abaçaí, organização social de cultura, além de diversos parceiros. Em sua oitava edição, a Virada Inclusiva reúne e congrega pessoas com e sem deficiência em centenas de atrações simultâneas pelo estado de São Paulo. Em 2017, acontece em 1º, 2 e 3 de dezembro.
 
A Virada Inclusiva contou, em 2016, com cerca de 200 municípios e mais de mil atrações culturais, esportivas e de lazer pelo estado de São Paulo. Foi inspirada pela Virada Cultural, evento anual criado na cidade de São Paulo e que conta com diversas apresentações artísticas.
 
Apresentação cultural durante a Virada Inclusiva
 
É possível, além de prestigiar a Virada, ser voluntário. Trata-se de uma oportunidade única de agregar conhecimento social e destinar um tempo para um evento inclusivo, que visa o empoderamento e lazer da pessoa com deficiência.
 
É possível, além de prestigiar a Virada, ser voluntário. Trata-se de uma oportunidade única de agregar conhecimento social e destinar um tempo para um evento inclusivo, que visa o empoderamento e lazer da pessoa com deficiência.
 
A produtora da Virada Inclusiva, Eliana Filinto afirma que tem por expectativa receber número imensurável de pessoas e deu início, recentemente, ao processo de organização da programação. “Em breve teremos novidades”, reitera.
Para informações sobre como atuar como voluntário na Virada Inclusiva e também acompanhar a programação, acesse: http://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/paginas/evento.html
 
Para integrar o calendário da Virada Inclusiva Edição 2017, a Secretaria está convidando artistas, individuais ou grupos, para apresentar-se voluntariamente, nos dias 02 (sábado) e 03 de dezembro (domingo), nas estações da CPTM Barra Funda, Brás, Luz, Osasco e Tamanduateí; e nas estações do Metrô Sé, Paraíso e República.
 
SERVIÇO
 
MEMORIAL DA INCLUSÃO 
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, bairro Barra Funda, capital paulista.
Visitas: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h, exceto feriados, com entrada franca.