Cadeirantes podem visitar cachoeiras e até fazer rafiting.
 
Por G1 São Carlos e Araraquara
 
Resultado de imagem para Brotas, SP, oferece passeio para cadeirantes no rafting e em trilhas adaptadas
Brotas, SP, oferece passeio para cadeirantes no rafting e em trilhas adaptadas
 
Os parques de aventura de Brotas (SP) têm investido em acessibilidade para que pessoas portadoras de deficiência possam também praticar esportes radicais em meio à natureza. Em um deles, cadeirantes podem visitar cachoeiras e até fazer rafiting.
 
 
As rodas são uma limitação para muita coisa, mas eles nem se atrevem a roubar de Ana Julia a vontade de viver como qualquer outra adolescente de 14 anos. A paralisia que a acompanha desde o nascimento não é desculpa para nada.
 
Click AQUI para ver o vídeo.
 
“Ela é muito curiosa, sente vontade, não tem limites. Onde tiver vontade, do jeito dela, ela vai”, disse a mãe, Santina de Souza.
 
Santina de Souza e sua filha, Ana Julia (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)
Santina de Souza e sua filha, Ana Julia (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)
 
As duas moram em Brotas, uma das capitais nacionais do turismo de aventura. Esportes na água e nas correntezas do Rio Jacaré Pepira são um dos atrativos, assim como o verde da natureza.
 
Em um dos parques, a trilha ecológica leva a uma cachoeira, que foi adaptada para que pessoas que tenham dificuldade de locomoção. Lá, o cadeirante consegue descer pela trilha sozinho.
 
O chão continua de terra, rodeado pela mata, mas agora ele ganhou mais espaço e também alguns trechos com corrimão, tudo isso para não deixar ninguém de fora.
 
O caminho é decorado pelo verde e cada obstáculo já está perfeitamente adaptado para uma pessoa em uma cadeira de rodas.
 
Com a mãe, Ana Julia conseguiu chegar e até tomar um banho de cachoeira. A cena mostra que todo projeto e investimento em acessibilidade valeram a pena.
“Contemplar a natureza, conseguir sentir, é bem importante. O que para algumas pessoas parece simples, para outras faz toda a diferença”, disse a guia do parque Caroline Bocca.
 
Ana Julia praticou esporte radial em Brotas, SP (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)
Ana Julia praticou esporte radial em Brotas, SP (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)
 
O passeio continuou em outra parte da cidade. Depois de curtir o visual e dar uma relaxada, Ana Júlia embarcou em outra aventura: o rafting, cartão postal de Brotas e uma das atividades mais procuradas na cidade.
 
“Já faz algum tempo que a gente opera no próprio rafting comercial atividade com deficientes também. A mesma atividade, o mesmo percurso, não tem nenhuma limitação”, disse o instrutor Caco Sarani.
 
Após colocar os equipamentos, é feito um rápido treinamento para se acostumar com o bote e com as orientações. A caminho do rio Ana Julia aproveitou o passeio.
 
“Para a família que tem um deficiente, é o que a gente quer, que os nosso filhos sejam incluídos no mundo social, que eles possam participar um pouco da vida da gente. Vai desenvolvendo e cada dia uma coisa nova”, disse a mãe da jovem.
 
Fonte: g1.globo.com