Primeiro praça cadeirante da história da PMBA, bicampeão brasileiro (2014 e 2015), tricampeão baiano (2014, 2015 e 2017), duas vezes vice campeão brasileiro (2016 e 2017) e vice-campeão sulamericano em 2017, Carlos Alberto Moreira de Freitas Júnior, conhecido como Moreira Júnior, está classificado para o campeonato mundial de fisiculturismo. O atleta que tem o costume de alcançar seus objetivos com muita batalha, segue resignado com o objetivo de levar o esporte para os quatro cantos do mundo.

Moreira Júnior, 35 anos, ingressou na PMBA em 2003. Há nove anos, sofreu um gravíssimo acidente de carro, quando perdeu o irmão e amigo. Acordou cinco dias após o acidente, quando descobriu que havia sofrido uma lesão total de medula, perdendo assim os movimentos dos membros inferiores e, pior, havia perdido o irmão e um grande amigo.

“Parei naquela cama de hospital e tinha duas alternativas. Ou me entregar e definhar em uma cama ou levantar a cabeça encontrar forças, em Deus, para seguir em frente. Graças a Deus optei pela segunda opção”, explicou.

Com a ajuda dos pais, esposa, amigos e demais familiares, buscou melhorar. E, sete meses após o acidente, foi internado no Hospital Sarah Kubitschek quando se deu início ao processo de reabilitação. “Lá me foi apresentado diversos esportes adaptados com a cadeira de rodas. Logo de cara me adaptei na musculação. Me percebi com uma grande qualidade de vida”, narrou.

O Moreira Júnior passou a se interessar a compartilhar suas vitórias pessoais nas redes sociais e começou a ter um retorno fora do comum de amigos, familiares e centenas de desconhecidos que passaram a contar como vinham sendo incentivados pelas vitórias de Moreira Júnior.

Mas, a história desse guerreiro não se limita a incentivar a sociedade com seus testemunhos de luta. Em 2014, surgiu um convite da Confederação Internacional de Fisiculturismo (IFBB), quando se deu início o trilhar repleto de vitórias no esporte. “Quando recebi o convite, passou um filme na minha cabeça. De de lá para cá, venho trilhando os palcos, conquistando vitórias. A cadeira de rodas não me limita só me leva onde eu quero ir. Hoje casado, sou bicampeão brasileiro, tricampeão baiano, duas vezes vice-campeão brasileiro e vice campeão sulamericano de 2017”, Campeonato que ocorreu em Setembro na Argentina, que teve a viagem patrocinada pelo Deputado Soldado Prisco e a ASPRA Bahia.

VENCENDO O PRECONCEITO

Soldado da PMBA desde 2003, quando foi vítima do acidente já tinha 4 anos de corporação. Entretanto, ao completar dois anos sendo assistido pela junta médica, foi convocado e orientado a dar entrada em documentação que o levaria a aposentadoria compulsória. “Não aceitei a explicação de que não existia nenhum soldado na ativa cadeirante. Não queria me aposentar, me sentia forte para trabalhar”, explicou.

Com o apoio do coronel Claudio Brandão, conseguiu garantir seu direito de concursado, sendo, assim, readaptado. Hoje, trabalha na Central de Monitoramento das Câmaras da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. “Tenho orgulho de ter aberto muitas portas para os colegas que ficaram na mesma situação que eu. Sou o primeiro soldado cadeirante na ativa na PMBA mas, com certeza, não serei o último. De cabeça erguida, sigo em frente”, disse.

OBS: O custo total da participação de Moreira Junior no Campeonato Mundial na Espanha passa dos 10 mil reais, pois quase todas as despesas são calculadas em Euro e o nosso guerreiro por ser cadeirante precisa de um acompanhante.

Moreira Júnior no Mundial, Patrocine esse sonho!

Doações poderão ser direcionadas EXCLUSIVAMENTE para essa conta.

Banco do Brasil
AG: 0593-2
CC: 745-5
CPF:  012.198.495-88

Favorecido: Carlos Alberto Moreira de Freitas Júnior.

A ASPRA BAHIA apoia esse atleta !

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem