OrCam MyEye aumenta a autonomia de pessoas com deficiência visualA empresa Mais Autonomia OrCam, em parceria com a Livraria da Vila, esteve na Feira Rehafair com uma novidade para as pessoas cegas ou com baixa visão: óculos que permitem identificar pessoas, objetos e letras por meio de uma pequena câmera instalada no produto. Conhecido como OrCam MyEye, o produto chegou de Israel ao Brasil há aproximadamente dois meses.

Idealizado por Amnon Shashua e Ziv Aviram a tecnologia fotografa a pessoa ou o objeto e os descreve. Para o funcionamento do produto basta o usuário apontar o dedo e fixar o centro dos óculos no ponto que deseja receber a informação. “É um recurso que veio para auxiliar as pessoas com deficiência visual a fazerem atividades que tinham parado e a se integrar com o ambiente externo”, explica Vinícius Guiotto, gerente da Livraria da Vila. O OrCam MyEye ainda tem um banco de dados para armazenar as imagens. Dessa forma, os processos de identificação são agilizados. “Caso o usuário entre em contato com uma imagem armazenada, em questão de segundos acontece o reconhecimento. Não tem necessidade de apontar e nem fixar o ponto novamente”.

Por enquanto o produto é vendido por R$ 14.900 via plataforma virtual. Mas, em breve estará nas unidades da Livraria Da Vila, em São Paulo, para testes. Mais informações podem ser encontradas em: www.maisautonomia.com.br.

Ari Protazio, pianista e palestrante motivacional, não esperou os óculos chegarem às livrarias para testá-lo. Durante a Feira Rehafair, que aconteceu no Pavilhão do Anhembi, na capital paulista, nos dias 19 a 21 de outubro das 14h às 20h, o visitante passou no estande da Mais Autonomia OrCam, no número 214 da Rua D. “A tecnologia é bem interessante, funciona com inteligência artificial. Para alguém como eu, que não tem a visão de nascença, realmente vai ajudar. É uma novidade ótima, o que nos entristece é o preço. É uma tecnologia para poucas pessoas”.

Fonte: Revista D+ » » OrCam MyEye aumenta a autonomia de pessoas com deficiência visual